Bolo bebezinho

Acho que o que combina com leitura, são pequenas porções de alguma coisa (pra gente poder carregar pra um lugar bem confortável, sem se preocupar com um monte de utensílios) e uma boa caneca de chá (pra mim chá combina com quase tudo) – vide as madalenas do Proust.

Então eu acho que a melhor receita é a de bolinhos do tipo bebezinho (que as pessoas de internet chamam de muffin). Que eu aprendi no blog da Flávia Pegorin, que publicou uma apetitosa receita de bolinho de limão com papoula.

Uso forma de empadinha, porque ainda não vi necessidade de comprar uma específica pra muffin, porque é cara pra caramba e a  tradicional eu uso pra diversas coisas: pra muffin, cupcake (que é um bolo bebezinho com cobertura), pra tortinha doce, tortinha salgada etc empadinha mesmo, nunca fiz.

Eu pego uma receita de bolo simples, pode ser aquele seu bolo de chocolate favorito, bolo integral, bolo com frutinhas vermelhas etc. Eu tenho quase certeza de que qualquer bolo vira bebezinho, tem uns que eu ainda não testei, tipo o bolo de fubá, mas nos que testei deu certo.

Acondiciono as forminhas de papel dentro das forminhas de empada. Tem forminha de empada de vários tamanhos, mas a maior fica mais legal.

Despejo a massa até a metade da forminha – tem receita na internet que diz que se enche dois terços da forminha com massa, mas isso é se você for usar a forma própria pra muffin. Na forma de empadinha tem que ser até a metade, porque senão fica feio. É que a forma de muffin mesmo formata melhor a massa e o bolinho fica mais bonitinho, mesmo que cresça muito.

Cuidado que o tempo de preparo diminui. Então, se você está acostumadx a deixar o bolo grande no forno por meia hora, aos 20 minutos dê uma olhadinha, porque os bebezinhos ficam prontos mais rapidamente.

Ah, importante:  não suja tanta louça a mais porque quando a gente desenforma o bolinho, a forminha fica bonitinha, sem muito resto, fica bem fácil de lavar.

Agora é só pegar a caneca de chá, um bolinho, um bom livro e sentar numa poltrona confortável.

É fácil de fazer. Agora promete que nunca mais vai comprar aquela porcaria açucarada da Panco?

Sobre Fabiana Nascimento

Mulher desdobrável.
Esse post foi publicado em Bolo. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Bolo bebezinho

  1. santaelaine disse:

    ai que delícia, eu queroooo!

  2. Fabiana Nascimento disse:

    Fica mais apetitoso, né?

  3. Deh disse:

    Prometo não comprar mais o treco açucarado. Nham.

  4. Fabiana Nascimento disse:

    É isso aí, Deh! Açúcar na medida certa. Eu chamo esses bolos industrializados de “bolos de açúcar”, todos tem o mesmo sabor.

  5. Deh disse:

    Comida de pacote em geral tem o mesmo cheiro e sabor – arroz, macarrão, bolo, tudo. O sabor do excesso de sal ou de açúcar. Ruim.

  6. annerodrigues disse:

    O que mais odeio desses bolos prontos é o sabor do conservante. Horrível! Argh!
    Adorei a receita, vou fazer com certeza. Tenho as formas de muffins, só não uso, rs.

  7. Fabiana Nascimento disse:

    Faz sim Anne, nem dá trabalho e, se você guarda direitinho, dura bastante. E dá pra fazer versões mais saudáveis, com farinha integral etc.

    Deh, verdade.

  8. Adoro fazer bolinhos!
    E adorei o nome, bolo bebezinho!
    Ontem mesmo assei uma fornada, com recheio de morangos.
    Ficaram fabulosos!!
    Cupcake, muffins, que nada: bolinho bebê!

  9. Fabiana Nascimento disse:

    Eu vi a receita no Face, Renata! Estavam lindinhos demais.

  10. Luísa disse:

    Pode trocar a forminha de papel por alguma outra coisa? Eu não tenho, e tô precisando fazer esse bolo!!

Os comentários estão encerrados.