A minha amada salada

Eu adoro salada!

Óbvio que o hábito não surgiu do nada: minha mãe nos criou (somos três filhos, eu sou a caçula) com muita verdura, legumes e frutas, possibilitando provar uma infinidade de gostos, sabores e texturas das mais variadas.

Couve folha, couve-flor, brócolis em rama, brócolis ninja, almeirão, mostarda, agrião, espinafre, cenoura, batata, tomate, rabanete, nabo, repolho branco, repolho roxo, abobrinha, beringela, pepino…ufa! Aprendi a gostar, aprendi a apreciar o sabor de cada um!

Mas, outra coisa que influencia muito o meu hábito de comer salada são meus problemas gástricos. Sou bem pouco tolerante a gordura e a carne suína. Foi a minha salvação e a minha perdição, hehehe!

Mas chega de falar de mim, vamos falar da salada ora bolas!

Salada bonita

Não foi eu que fiz, mas tá bonita pacas!

O importante da salada é a variedade e usar vegetais que se combinam. Por exemplo, tomate e folhosas escuras, tais como agrião, couve folha e rúcula, ficam ótimas, pois o azedinho do tomate corta um pouco do amargor característico dessas folhas. Acrescentar um pouco de salsinha e cebolinha dão um toque saboroso, junto com o limão e o azeite. Ao invés de sal você pode usar shoyu para salgar, mas cuidado! Se você colocar shoyu demais a salada ficará muito salgada!

Pra quem curte uma saladinha meio picante o rabanete é uma ótima pedida e combina bem com a cenoura, que alivia um pouco o ardor do rabanete com o seu gosto levemente adocicado. Ah, nãos se esqueça de uma erva aromática pra dar mais sabor à sua salada: rabanete e cenoura raladinhas casam bem com manjericão e um pouco de azeite.

Nem preciso citar aqui o quão bom é pra saúde comermos salada né gente?Portanto a dica final é: inove! Não tenha medo de sair do velho alface com tomate! Se joga nas verdurinhas!

Sobre Lilian Borges

Garota esperta e mimimizenta.Écologa de formação,paulista de nascença e potiguar de coração. Sempre com um porquê na ponta da língua!
Esse post foi publicado em Desafio da Semana, Sabor sem Culpa e marcado , . Guardar link permanente.