Risoto vegetariano e risadas

Sexta-feira passada, no meio da tarde, decidi fazer um convite para as amigas que moram mais perto, para jantar aqui em casa. Duas delas são vegetarianas, caminhando para se tornar vegans. E eu me preocupei em achar uma receita vegana, que agradasse também que não é nem vegetariano (meu caso).

Encontrei uma receita bacana, duas, três…

A minha favorita na verdade não é vegan, é de pêra com gorgonzola, delícia que experimentei na casa de um delícia em SP, amigo lindo da gostosa da Lu-Borboleta-Graúna-Nepomuceno.

Mariposa e Borboleta, batendo asas em SP, julho de 2011

Em companhia da sardenta mais fofa, Barbie “Te amo pra caraleo” Lopes e seu marido Amigo. Então, o risoto, pra mim, tem gosto de risadas compartilhadas e amizade.

Pernocas do chef Lemu!

Bem, a epopéia começa. Acreditando que o Walmart teria o arroz arbóreo, saí do trabalho direto para o supermercado, para comprar os ingredientes… sim, este é o meu nível de organização…

Chego no super, e, adivinhem? Isso… não tinha arroz para risoto, nem o mais simples!

Só tinha mistura pronta para risoto, já temperada! Que raiva, que raiva, que raiva!

Mas, se acalma… começo a olhar as opções de arroz, e vi um tal de Ráris, uma mistura de sete grãos, que tem arroz integral, canola, linhaça, e outras bagaças lá. E na embalagem havia uma receita de … risoto de pêra e gorgonzola!

A mistura que salvou o "risoto"

Então, decidido: risoto (fake), de gorgonzola e pêra… perai, gorgonzola é laticínio… liga prazamiga, pra saber se tem problema… não tem problema.

Escolhe as pêras, o queijo, um vinho, uns amendoins, uma soja integral torrada que achei que ia agradar (não olhei direito e tinha molho pra churrasco, ixi…)

Saí do shopping, corri no Barreiro pegar Stelinha e Tati, chego em casa, Juliana Gontijo estava perdida no bairro tentando achar o endereço… Chegou.

Começo a me organizar, abrindo uma cerveja.

E separando os ingredientes… e ligando o som…

Tomando cerveja, coloco a água na panela, para ferver, com dois tabletes de caldo de legumes (sim, lembrei de comprar caldo de legumes!)

Piquei cebola, uma, bem grande e suculenta. Uma cabeça de alho, dente a dente, fatiado fininho.

Dourei na manteiga.

Água ferveu. Colocamos os grãos. E esperamos ferver, conversando, rindo, bebendo cerveja, enquanto a Ju bebia coca-cola.

Lá pelas dez da noite, provando os grãos, estavam bem al dente. Hora de misturar a cebola, o alho, a manteiga. Incorpora tudo, e colocamos o gorgonzola. Ao final, a pêra, em pedaços miúdos.

Hum…

"Risoto" 7 grãos com gorgonzola e pêras - arte by @tatiols

De sobremesa, morangos frescos e marshmallow, uma receita que testei na quinta, para fazer os cupcakes de nhá Benta… Acabei não fazendo o cupcake, mas o marshmallow até que ficou bom. Muito bom.

Sobremesa...

Horas de risadas, conversas, assistir Shakira no Rock in Rio, comentar sobre a barriga dela, descobrir que sou muito hétera, que enquanto Tati ficava conjecturando se ela estava sem sutian debaixo do top telado, eu ficava secando aquela barriga sexy e invejando… e pensando que ela tem 34 anos, putaqueopariu… volta pra cadmia, Renata!!!!

Bem, vai a receita original, da embalagem do Ráris:

Risoto de Ráris 7Grãos integrais com pêras e gorgonzola

1 xicara de Ráris

3 1/2 xícaras de água

1 tablete de caldo de legumes

150 g de pêras picadas

50 g de queijo gorgonzola

75 g de manteiga com sal

sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Ferva a água com o tablete de caldo de legumes

Acrescente a mistura de grãos.

Deixe cozinhar por mais ou menos 25 minutos.

Verifique se ainda há caldo na panela. Se houver secado, acrescente mais 1/4 ou 1/2 xícara de água.

Junte a manteiga, misture e deixe derreter.

Em seguida, acrescente o gorgonzola, misture delicadamente e deixe derreter. Quando os cereais estiverem al dente, junte a pêra picadinha. Verifique o tempero, e acrescente sal e pimenta.

Está pronto para servir!

(eu fiz a receita dobrada, deu para cinco pessoas, com fome. É bem forte, e não coloquei outro tempero além do caldo de legumes e do próprio queijo. E claro, o alho e a cebola, que não estavam na receita. Mas receita sem alho e sem cebola? Eu, hein… E ficou fantástico! – Tenho Niara, Tati, Stela Só e Juliana Gontijo de prova!)

O marshmallow, eu fiz de uma receita nova, mas tem uma antiga que acho que fica até melhor:

Quatro claras, batidas em neve. Acrescente uma colher de chá de cremor tártaro, se quiser que ele fique mais firme.

Em uma panela, derreta uma xícara de acúcar refinado com água, e faça uma calda branca, tipo de pudim, mas sem queimar nem dourar. Quando estiver em ponto de fio, vá colocando, DEVAGAR, a calda nas claras em neve, na batedeira, batendo sem parar. Tem que ter uma batedeira mais ou menos, a minha quase queimou aqui… E vá incorporando até acabar a calda ou o marshmallow chegar ao ponto que vc deseja. Fica fantástico!

 

Sobre renatalima91

Ninguém na fila do pão. Delegada de Polícia, mãe, feminista.
Esse post foi publicado em Trem Bão (Um Cadiquin das Geraes) e marcado , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Risoto vegetariano e risadas

  1. Bárbara Lopes disse:

    E assim o risoto vai ganhando histórias e ficando mais gostoso. Saudades.

  2. ramona f. disse:

    É, e a Tati que tava lá toda saidinha pra Shakira perdeu qdo ela tirou o colete ~ me sinto vingada no ciúme ~
    E o risoto ficou mesmo uma delícia, Renata! De verdade! E olha que eu sou uma mineira que não gosta de queijo 😡 Quero muito cozinhar com pelos de gato pra vc, já que os cupcakes de café que eu ia levar pra sobremesa deram errado pela primeira vez na história, faltou fé =P

  3. ramona f. disse:

    nó, e aquele morangos com marshmallow tavam SEM NOÇÃO de bons

  4. Renata Lins disse:

    ai que fome… parece incrível. Vou testar receita. Amo gorgonzola com peras… como mesmo assim de pedacinho. Aprendido com italianos, q comem pera com queijo (pecorino, mas serve qq um salgado).

  5. Luciana disse:

    Baby, não teve cachaça na receita? Ficou tudo lindo e saboroso, adivinho. Você pode adivinhar o que esse post me fez? saudade, saudade.

  6. renatalima91 disse:

    Acredita que eu comprei o vinho, e não coloquei? Mas bebemos ele depois, no sábado, acompanhado de brownies de chocolate récem assados… Receita da Ana Elisa, do La Cucinneta, que vai ficar para o próximo post, pelo menos a história de como eu descobri aquela gostosura!
    Saudade, saudade.
    Vontade de largar tudo e passar uma semana em Mossoró, só ouvindo sua voz e seu sotaque.
    E fazendo comidinhas gostosas, e tomando cervejas!

  7. renatalima91 disse:

    Faz sim, xará!
    Olha, eu nem sou fã de pêra, mas sou de gorgonzola. E minha impressão, ao ver a pêra sendo misturada ao risoto, na casa do Lemu, foi de “ah, nem…” Paguei pelo preconceito, a pêra combina magicamente com o risoto, e ficou fabuloso.
    Vc que gosta, vai amar, com certeza!
    E depois me conta!

  8. renatalima91 disse:

    Não foi?
    Da próxima vez, vou fazer um vegano vegano, com arroz de risoto mesmo, e vamos comer cupcakes de sobremesa!

  9. renatalima91 disse:

    Bárbara, Bárbara… seu nome já diz tudo.
    Você é fenomenal, me sinto feliz feliz feliz de conhecer você e tanta tanta tanta gente incrível nessa jornada de internet e sair da bolha…
    Saudade é pouco.

  10. Parece muito bom! Adoro Ráris!

  11. Esse risoto ficou MA-RA-VI-LHO-SO!!! Nem me arrisco mais a fazer risoto perto da Renata… Meda. 😛

  12. Luciana disse:

    Vem logo, vem, vem. Ouvi dizer que a Niara vai pintar no Ceará, de lá pra cá é um pulo.

Os comentários estão encerrados.