Comfort food: bolo de chocolate com calda

Esse bolo de chocolate tem uma peculiaridade: já sai com calda!

1 xícara de açúcar
4 colheres (sopa) de margarina
3 xícaras de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 + 1/2 xícara de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Calda:
1 xícara de água
1 xícara de leite
1 + 1/2 xícara de açúcar
4 colheres (sopa) de chocolate em pó

1.    Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha e o fermento. Misturar tudo numa tigela e despejar em forma de buraco bem grande.

2.    Levar os ingredientes da calda a ferver, deixar abaixar e ferver novamente. Despejar sobre o bolo.

3.    Levar a assar. Desenformar frio, em prato fundo, pois sai com calda.

A receita original traz em letras garrafais a indicação de que as medidas não devem ser alteradas, caso contrário o bolo não dá certo. Só fiz receita inteira desse bolo, e usei uma forma de buraco bem grande, de 25 cm. Uma hora dessas vou tentar fazer meia receita.

Sobre Cecilia Santos

Tradutora e blogueira
Esse post foi publicado em S.O.S. Doçura e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para Comfort food: bolo de chocolate com calda

  1. Barbara Manoela disse:

    Não acredito que eu perdi essa delicia!! Vou experimentar fazer aqui em casa, pra estrear meu fogão novo! Nhammmm!
    beijo!

  2. Já chegou??? Me convida!!!

  3. Anne disse:

    Eu preciso de um bolo de chocolate desses hoje! Affe! Passei tanto nervoso, que gastei toda a minha serotonina. Preciso de comida gostosa e esse bolo está com uma cara linda!

  4. Ai, flor, eu sei como é. Mas ó, vou adiantar aqui uma das receitinhas de emergência que eu vou postar daqui a 15 dias. Ideia da diva Martha S.

    Você pega duas fatias de pão de forma e passa numa misturinha de ovo batido, um tico de leite e um tipo de açúcar. Daí frita as fatias numa frigideira, pode até ser sem óleo, se for antiaderente. Quebra uns pedacinhos de chocolate e coloca entre as duas fatias, deixa mais um pouco na frigideira pra derreter, salpica um tipo de açúcar por cima do sanduba, e se joga!!!

    E melhoras!

  5. Anne disse:

    Que ideia gostosa. Ontem fui de barra de chocolate mesmo, na próxima vou fazer o sanduba.

  6. Idineia disse:

    Adorei esse bolo é tudo de bom. bjs!!!!!!!!

Os comentários estão encerrados.