Sopa independente e saborosa!!!

Uma das comidas que mais aprecio preparar e degustar é sopa, seja sopa de ervilha, sopa de feijão, sopa de legumes ou, mesmo, sopa instantânea. Adoro sopas, porque elas não constituem receitas fechadas. Você pode colocar um temperinho aqui, acrescentar um legumezinho ali e, plim-plim, teremos algo inusitado ao nosso paladar tão artificializado.

Pois bem, contarei hoje como preparar uma sopa de arrasar! E o melhor, você pode escolher não copiá-la, mas basear-se nela. Rá!

O básico para preparar uma boa sopa:

  • Separe 250g de alcatra/patinho/coxão mole e corte em cubinhos;
  • 1 cebola branca/roxa média;
  • 1 tomate grande (daqueles vistosos);
  • 1 pimentão vermelho/verde/amarelo (depende de seu humor, regra similar ao sinal de trânsito);
  • ½ maço de salsinha verde picada;
  • 3 dentes de alho branco/roxo;
  • 2 batatas do reino média;
  • 2 mandioquinhas médias;
  • 2 cenouras médias;
  • ¼ de abóbora japonesa descascada;
  • 1 caldo de carne/bacon;
  • Orégano e sal a gosto;
  • 3 colheres de azeite extra-virgem.

Primeiro você deve preparar a carne. Despeje o azeite na panela, corte a cebola e o alho em pedacinhos e deixe-os dourar. Em seguida, acrescente a carne e mexa para misturar com o tempero (fogo médio). Sugiro colocar o sal! Abaixe o fogo e deixe a carne cozinhar por uns 20 minutos. Quando ela já estiver “moreninha”, coloque a salsinha e o orégano. Deixe esquentar por mais uns 5 minutos, em fogo baixo. Em seguida, acrescente todos os ingredientes dispostos acima, incluso o caldo de carne. O ideal é sempre fatiar os legumes nem muito pequenos, a ponto de se perderem na sopa (como alguns restaurantes servem), nem tão grandes, para que cozinhem por completo. Despeje cerca de um litro de água (para a sopa não ficar rala) e, então, experimente de novo, para saber se a quantidade de sal está agradável ao seu paladar. Se tudo estiver certíssimo, saborosíssimo, lindíssimo, tampe a panela de pressão, bote uma música bem apetitosa. Você terá cerca de 20 minutos para relaxar! Enquanto isso, pega a colher, a colher, a colher… Porque hoje eu estou dando sopa. Oba!

Anúncios

Sobre Talita R da Silva

Linguista indigenista, amante de literaturas, feminista em eterno processo de aprendizagem. Uma machadiana sob o signo de escorpião!
Esse post foi publicado em Lilith na Cozinha, Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Sopa independente e saborosa!!!

  1. annerodrigues disse:

    Oi Talita! Adorei a receita da sopa, também adoro sopas das mais variadas. Ultimamente tenho feito sopinhas com menos ingredientes, descobri que prefiro assim. Nada impede, porém, que eu faça essa sua sopa, porque panela de pressão facilita horrores na hora de cozinhar, né?!
    Beijinhos,

  2. Luciana disse:

    Não gosto de sopa…talvez por viver sempre em cidades quentes. Mas gosto sempre das receitas que voc~es colocam aqui, quase (eu disse quase) consigo me imaginar tomando alguma sopa qualquer dia desses…

  3. Olá, Anne!!! Para falar a verdade, também tenho curtido sopas mais simples. Acho que, no meu caso, é falta de tempo, hehe. Basicamente, meus ingredientes são batata, vagem e macarrão. Ueba!
    Idem, não vivo sem panela de pressão. Acho estranhíssimo as pessoas que afirmam não usá-la porque têm medo de explosão. Gente, é só tomar alguns cuidados básicos: verificar se fechou adequadamente, se pegou pressão e, claro, não querer abrir assim que saiu do fogo. Feito isso, é só curtir uma comida saborosa e sem precisar esperar muito.
    Obrigada pelo comentário, querida! Beijo.

  4. Experimenta! Experimenta! Experimenta!

    Um beijo.

Os comentários estão encerrados.