Patê de atum para apressados

Depois de um tempo sem postar por aqui, devo dizer que senti muita saudade. Saudade de compartilhar receitas e experiências com vocês. Mas estou de volta e com muito mais vontade de cozinhar do que antes! E hoje vou ensinar algo bastante prático, simples e interessante de ser feito, sobretudo para quem não tem o tempo como principal aliado:

Patê de Atum

Ingredientes

200 g de atum, que pode ser o peixe fresco ou em lata mesmo;
1 colher de azeite;
2 dentes de alho picados;
1/2 cebola pequena picada;
50 g de azeitonas verdes picadas;
Aproximadamente 1/2 copo (americano) de suco de limão;
Maionese à gosto.

Modo de Preparo

Coloque o atum ( no caso do atum enlatado, escorra muito bem o óleo antes de acrescentar) em um liquidificador, juntamente com o suco de limão, as azeitonas, o azeite, a cebola e o alho. Bata até formar uma pasta não muito fluída e reserve. Em um refratrário médio, coloque a mistura e adicione a maionese. Eu utilizo 3 colheres de sopa para cada 200 g de atum e a consistência do patê fica muito leve.

Este patê é um bom acompanhamento para saladas, pães, bolachas salgadas e torradas. E ele também serve como molho para macarrão ( fica uma delícia) e para recheio de lanches naturais. E quem não gosta de maionese, pode substituir por iogurte natural desnatado ou dispensar o uso destes.

Este patê é bastante fácil de ser preparado. Gostoso, versátil e é uma ótima opção para qualquer refeição. E o mais bacana é que qualquer um@ pode fazer, mesmo aquel@s que não têm muita familiaridade com a cozinha.

Um grande abraço a tod@s! Saudações de alguém muito contente por estar de volta :).

Anúncios

Sobre Cláudia Gavenas

Paulistana, 26. Designer, gateira, feminista e musical. Meio perdida na vida, mas não tem certeza se realmente quer se encontrar...
Esse post foi publicado em Sabor sem Culpa e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Patê de atum para apressados

  1. annerodrigues disse:

    Eu faço esse patê, só com um detalhe: eu não bato no liquidificador. Corto tudo bem miudinho e misturo. Acho uma delícia.

  2. Luciana disse:

    Eita, adoro patês…e que alegria ter você de volta, baby.

  3. Raniele disse:

    Adoro pate,com ele com tudo,

  4. mutito bom achei que estava procurando

Os comentários estão encerrados.