Mousse de Chocolate com amor

Essa receita é muito especial pra mim. Tem sabor de infância e me traz lembranças doces e ao mesmo tempo doloridas, porque os personagens dessas memórias não existem mais. Pelo menos, não do jeito que eu me lembro deles.

Minha avó detestava doce com gosto de ovo. Logo, não gostava de mousse de chocolate. Mas dessa mousse minha avó gostava: segundo ela, “a mousse da Margarida não leva ovo”. Ledo engano, vovó! O doce leva ovos, sim, e muitos! Mas tem um segredo, que enganou até mesmo seu paladar exigente.

É uma receita de família, que compartilho agora com vocês. Com muito amor.

Mousse de chocolate com amor

9 ovos (claras e gemas separadas)

200gr de manteiga sem sal

2 barras de chocolate meio amargo (o mais amargo possível)

+/- 1 xícara de açucar

1 colher de sopa de conhaque/rum/vinho do porto/essência de baunilha

Preparo

Ao separar as gemas das claras, as amarelinhas devem ser peneiradas, cuidadosamente. Não passem a colher na peneira, porque senão a pele acaba passando junto.

Enquanto isso, batam as claras em neve, bem durinhas. Sem preguiça. Cubra com filme plástico e leve à geladeira.

Em seguida, batam as gemas com o açúcar. Se alguem experimentar fazer com mascavo, conte como ficou! Batam bem, até que as gemas dobrem de volume. Isso leva aproximadamente meia hora. Pra ajudar a passar o tempo, ligue o som e coloque uma música inspiradora. =)

O chocolate e a manteiga devem ser picados e derretidos, juntos, no microondas, ou em banho maria. E quando estiver tudo derretivo, misture delicadamente ao creme de gemas. Nessa hora, coloque o rum/conhaque/vinho do porto/essência de baunilha. E misture, misture, misture.

Quando estiver tudo bem misturadinho, derrame no recipiente aonde a mousse vai ser servida, e ai então, adicione as claras em neve (que estavam na geladeira).

São claras em neve, certo? Servem pra deixar o doce aerado. Então, minha gente, misturem com todo o amor e carinho do mundo. Tenham paciência, porque a coisa demora pra incorporar mesmo. Eu uso um garfo e depois um fouet.

Por fim, cubram com filme plástico e levem ao freezer por UMA hora, contada no relógio. Senão vira sorvete, e não é isso o que queremos, né?

Uma hora depois, a mousse está pronta pra ser devorada. \o/

Minha câmera estava sem bateria, por isso não tem fotos. Vou ficar devendo.

Sobre Barbara Manoela

who cares if you disagree?
Esse post foi publicado em Segredos de Liquidificador. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Mousse de Chocolate com amor

  1. Anne disse:

    Amo mousse de chocolate. Minha sobremesa predileta.
    Beijinhos

  2. Barbara Manoela disse:

    é a minha também, Anne. beijos!

  3. Luciana disse:

    Mousse com sabor de delicadeza essa da Bárbara Manoela. SUA LINDA!

Os comentários estão encerrados.