Bolo integral de laranja

Outro dia fui dormir na casa de uma amiga que tem um apartamento lindo e é muito hospitaleira. Pela manhã ela serviu um café da manhã caprichado, e havia um bolo integral bem molhadinho que eu simplesmente amei e não conseguia parar de comer.

O bolo não saiu mais da minha cabeça e eu pre-ci-sa-va  tentar fazer, mas e receita? Afinal, o bolo havia sido comprado numa padaria. Resolvi seguir a intuição e inventar a receita. O que faz o bolo ficar úmido geralmente é a presença de gordura. Então tinha que ser um bolo amanteigado, bem puxado a laranja, e claro, levando aveia e farinha de trigo integral.

Fiz esta receita umas boas semanas depois de ter provado o bolo da minha amiga, e apesar de ter perdido um pouco do referencial do bolo original, sinto que o meu não ficou igual. Mas ficou bem gostoso, então aí vai a receita:

Bolo integral de laranja

100 g de manteiga
3 ovos
1 + 1/2 xícara  de açúcar
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de aveia em flocos finos
1/2 de xícara de suco de laranja
1 colher (sopa) de raspas de laranja
1 colher (sopa) de laranja cristalizada picada bem miúda
50 gramas de nozes picadas
50 gramas de passas claras
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata as claras em neve e reserve.

Bata a manteiga com o açúcar e as gemas até obter um creme fofo e claro. Desligue a batedeira e misture os demais ingredientes, sem bater (o fermento e as claras em neve sempre por último).

Asse em forno médio.

Para mim, rendeu duas formas de buraco pequenas. Eu usei a segunda para presentear uns vizinhos bacanas.

Sobre Cecilia Santos

Tradutora e blogueira
Esse post foi publicado em S.O.S. Doçura. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Bolo integral de laranja

  1. Borboletas nos Olhos disse:

    Sou bacana, quero ser sua vizinha e ganhar bolos que nunca vou saber fazer. Salivei. Com café.

  2. Anne disse:

    Eu também quero ganhar bolos que nunca saberei fazer. Parece simplesmente maravilhoso.
    Beijinhos

  3. Cecilia disse:

    Venham morar em SP, Alto da Lapa, meninas. Garanto que vamos nos divertir muito! Mas ó, enquanto isso não acontece, esse bolo não tem o menor segredo. Beijos!

  4. noemí disse:

    adorei o bolo é uma delicia e pior que quando eu comia boo normal eu engordava e quando eu comi este a barriga não encho

  5. Prof.Carmem disse:

    Simplesmente uma delícia!!

Os comentários estão encerrados.