Bolo de Cerveja.

Neste fim de semana resolvi revirar alguns arquivos do computador e achei uma receita, uma receita que digitalizei para um trabalho da faculdade. O trabalho era sobre história familiar , e uma das coisas que fazem parte de minha história familiar é sempre a cozinha.

Esta receita eu tirei quando tinha uns dez anos de um livro de uma tia , uma tia muito querida na casa da qual eu ia passar minhas férias, era o famoso livro de receitas da dona Benta… Me lembro bem de copiar  a receita na folhinha de papel e de levar para a cozinha para fazer o bolo. E o bolo me parecia algo proibido afinal levava ingrediente considerado coisa de adulto…  Na minha ingenuidade nem sabia que a cerveja do bolo ia perder todo o alcool ao assar…

E desde a primeira vez que eu fiz o bolo foi um sucesso, e repeti o bolo diversas vezes na minha infância. Mas não me lembro de fazer este bolo muitas vezes na minha vida adulta, acho que eu preferia beber a cerveja…

Esta é  a foto da receita original, do mesmo jeito que a copiei da primeira vez, é o mesmo papel, com a minha letra aos dez anos…

Desta vez eu tentei fazer o bolo em formas de pão inglês, para poder cortar em fatias, para ficar mais elegante… Não deu certo, o bolo solou, não assou direito, ficou horroroso, nada elegante, mas ainda assim gostoso.

Este é um bolo rustico, que deve ser assado em uma forma comum mesmo… e que fica deliciosamente dourado e saboroso, lá em casa comemos ele meio morno, sem medo de dor de barriga acompanhado de leite bem grosso e gelado.

Um dia quero fazer com cerveja preta, não sei se fica bom…

 

Sobre Darlana Godoi

Eu brinco no balanço, subo no tamborete e mexo nas panelas, menina travessa, que chora e canta. Sou frágil e forte, eu desafio a indiferença do mundo e choro diante de um gesto de amor. Sou mãe leoa e mulher loba.
Esse post foi publicado em De cima do Tamborete. e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Bolo de Cerveja.

  1. Borboletas nos Olhos disse:

    Muito inspirador e tocante. Vou tentar (embora bolo não seja meu forte, rs).

  2. Mirza disse:

    Amyga de deus que delícia!!! Vou copiar e fazer daqui um mês quando acabar minha dieta… heheheh

Os comentários estão encerrados.