Frio + Bacalhau + Vinho

Curitiba teve ontem o dia mais frio de 11 anos. Só não foi pior porque tinha um sol lindo que amenizou a sensação térmica. Cheguei em casa à noite (18 horas, noite alta aqui), e fiquei pensando no post de hoje. Não tinha preparado nada, mas tinha um pouco de bacalhau na geladeira (em torno de 400 g). Quer dizer, não era bacalhau, sou pobre, então era um peixe genérico do tipo bacalhau. “Quando não se tem cão se caça com gato” (horrível,  mas adequado ao  caso).

Tenho umas receitas de bacalhau no arquivo do PC,  que não lembro de onde baixei. São muuuitas receitas de bacalhau. Pesquisei nessas receitas até achar uma que se adequasse ao meu paladar e ao do marido. Não tem graça fazer comida já sabendo que a pessoa não vai gostar, então sempre procuro agradar todo mundo.

Achei a receita perfeita Bacalhau Cremoso Gratinado. O problema é que não tinha creme de leite, nem leite, nem batata em casa. Saí quase de madrugada para ir ao mercado (19 horas), sorte que o mercado aqui perto de casa é 24 horas e dá pra ir a pé.

Aproveitei que estava no mercado e resolvi comprar um vinho para tomar, ninguém é de ferro. Ficou uma delícia com o bacalhau. Recomendo muito, aqueceu minha noite.

A receita:

Bacalhau Cremoso Gratinado

Ingredientes:

 Ø  ½  kg de bacalhau

Ø  3 cebolas grandes

Ø  750 de batatas

Ø  1 copo de leite

Ø  1 copo de natas frescas

Ø  4 colheres de sopa de farinha de trigo

Ø  Sal e pimenta do reino a gosto

Ø  Uma pitada de noz moscada

Ø  Óleo

Ø  Azeite de Oliva

Cobertura:

Farofa

 Ø  1 ½  copo de pão adormecido ralado ou processado

Ø  ½  chávena de salsinha picada

Ø  ½  colher de café de orégãos

Ø  ½  colher de café de alecrim

Ø  2 ovos duros amassados

Ø  Sal e pimenta do reino

Ø  Azeite de oliva o bastante para humedecer bem esta farofa.

Ø  Misturar tudo.

Modo de preparar:

Escorrer bem o bacalhau que ficou de molho na agua por 24 H. Cortar em lascas. Descascar as batatas e cortar em rodelas bem finas. Colocar as batatas na frigideira em ¼  de chávena de óleo quente.

Cozinhar alguns minutos neste óleo. Temperar com sal e pimenta, Juntar ½ chávena de água e cozinhar até evaporar a agua. Reservar. Refogar as cebolas, cortadas em rodelas bem finas, em 3 colheres de sopa de azeite até ficar quase transparente. Juntar as lascas de bacalhau e cozinhar até a evaporação de todo líquido que soltar. Juntar a farinha mexendo muito bem por 2 minutos.

Tirar do fogo e juntar o leite e as natas, mexendo bem para não formar grumos; voltar ao fogo para engrossar. Juntar as batatas reservadas. Verificar o sal e colocar pimenta-preta e uma pitada de noz moscada. Colocar tudo numa travessa refractária, cobrir com a farofa e assar em forno 175 graus. Gratinar no final.

Foto antes:

Antes de ir pro forno. Foto by Anne Rodrigues

Depois de Gratinado:

Pronto para ser saboreado. Foto by Anne Rodrigues

Anúncios

Sobre annerodrigues

Amante de comida e de animais, feminista, advogada, boa ouvinte. O resto é o resto.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Frio + Bacalhau + Vinho

  1. Luciana disse:

    Menina Anne, tudo que você traz pra cá me anima, inspira, inquieta. Sabor, textura, ingredientes, tudo me apetece. Um abraço com calor pra você

Os comentários estão encerrados.