Mais Simples

Icapuí é um município cearense que se encosta na divisa com o Rio Grande do Norte. Na sua história tem – nos idos dos anos 80 – as iniciativas de políticas públicas como Orçamento Participativo e os precursores dos agentes comunitários de saúde. Além disso é um município com histórico de manifestações culturais sólidas como, por exemplo, teatro de rua. E, claro, tem praias lindas. Tão lindas que o olho fica salgado que nem o mar. Mas, de tudo, o mais bonito e saboroso é o seu povo. Nunca vou esquecer a grande roda de celebração entre alunos de psicologia comunitária do Nordeste inteiro e as pessoas da comunidade de Redonda, todos nós dançando ciranda. São pessoas simples que tem sua beleza à flor da pele, acolhendo com inteireza e repartindo sem restrições.

Hoje a Bárbara aprendeu a fazer labirinto. Na calçada de casa, a rendeira se entregou ao momento de ensino e todas nós, mesmo as que observávamos apenas, aprendemos. Hoje recordamos a beleza do simples. Simples na panela, no prato, sabor de vida. Comemos delicioso ensopado de lagosta e camarão alho e óleo. O camarão estava muito saboroso, rosado e convidativo. Dizem que camarão alho e óleo é um prato simples. Depois de meditar, meditar e meditar: um insight. O segredo do camarão alho e óleo é a cerveja  – que deve estar muito gelada e você não usa pra temperar o fruto do mar, atenção, atenção.

A noite, uma pergunta: o que é arroz de leite com paçoca? Arroz de leite: simples, simples. Cozinha o arroz da maneira convencional e, no fim do cozimento acrescenta leite e manteiga e deixa tornar-se macio, molinho, grudinho. Paçoca: delícia. Carne de sol, cebola roxa, farinha. Lava a carne de sol pra tirar o excesso de sal. Assa sem deixar endurecer, junta a cebola e a farinha. Pila tudo (ou processa) sem deixar esfarelar a carne. Depois, refoga com mais um pouco de cebola.

Simplicidade, beleza e sabor é ter amiga em casa, mar nos olhos e junho na ponta da língua.

Anúncios

Sobre Borboletas nos Olhos

É melhor morrer de vodka do que morrer de tédio, disse Maiakovski. Brindo a isso enquanto acontecem-me coisas surreais. Segue o meu perfil quando me vejo assim: cara a cara comigo mesmo. Ou seja, meio de lado. Um mosaico com rachaduras evidentes. Nostálgica, mas disfarço com o riso fácil. Leio de tudo e com desespero. Escrevo sem vírgulas, pontos ou educação. Dou um boi pra não entrar em uma briga, o resto já se sabe. Considero importantíssimo saber rir de mim mesma. Nem que seja pra me juntar ao grupo. Certa da solidão, fui me acostumando a ser boa companhia. Às vezes faço de conta que sou completa, geralmente com uma taça na mão. Bebo cerveja, bebo vinho e, depois das músicas italianas, bebo sonhos. Holanda, por parte de mãe e de Chico. John Wayne, por parte de pai. Borboleta e Graúna por escolha e história. Tenho uma sacola de viagem permanente no meu juízo e a alma, de tão cigana, não para em palavra nenhuma. Gostaria de escolher meus defeitos, mas não dando certo isso, continuo teimosa. Não sei usar a nova regra ortográfica. Nem a velha, talvez. Amo desvairadamente. E tento comer devagar. Sei lá, pra compensar, talvez. Tem gente que tem a cabeça no mundo da lua. Eu não. Quando vou lá, vou toda. Sou questionadora, mas aceito qualquer resposta. Aspecto físico? Língua afiada e olhos cor de saudade. Gosto de fazer o que eu gosto. No mais, preguiçosa. Sabia o que é culpa, mas esqueci. Nada mais a dizer, prefiro andar de mãos dadas. E dormir acompanhada. Mas, bom, bom mesmo é sal, se você já leu Verissimo.
Esse post foi publicado em Borboletas na Cozinha. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Mais Simples

  1. Anne disse:

    Concordo plenamente com o segredo do camarão a alho e óleo, só acrescentaria amigos para ficar perfeito!
    Adorei, como sempre.
    Beijinhos

  2. Lidiany disse:

    Sou Brasileira e sou casada com un arabe,adorei a receita da sopa arabe…e gostaria de recebar mas receitas de comida arabe,,,,porque meu marido ADORA comida brasileira,mas mata a saudade de casa cuando come una comidinha arabe….valeu!

Os comentários estão encerrados.