Lentilha Árabe e Lentilha Turca: aproveitar um pacote de lentilhas para duas pessoas!

Na Turquia é mais comum a lentilha vermelha, mas eu usei a marrom mesmo!

Eis que, num dia de marasmo, numa semana de marasmo desse blog (hehe), surgimos eu e os restos de comida! 🙂 Não sei até que ponto vocês me conhecem mas posso dizer com orgulho que já dei uns rolês por esse mundo. O único continente em que nunca encostei meu pezinho é a oceania. Já fui pra Argentina, pros EUA, pra Inglaterra, França, Holanda, Tunísia, Turquia e Coréia do Sul. Ufa! Em cada um destes lugares, claro, o aspecto cultural “comida” me foi muito caro, mesmo quando eu era vegetariana.

Pois foi por essas perambulações que esta semana consegui salvar almoços e jantares pra mim e pro Gatón (que está trabalhando de casa desde ontem) sem precisar ir no supermercado (não vou gastar mais um puto em comida até cair a grana do cartão alimentação, #sovinafeelings) e com apenas quase tão somente um pacote de lentilha!

Voilà ma recette:

Antes de começar qualquer coisa deixe de molho em água fria o pacote de lentilha, por umas duas, três, quem sabe até quatro horas. Aí escorra, tasque na panela grande (eu usei a de pressão sem pressão – proibido cozinhar lentilha na pressão gentê, que é grandíssimo o risco da casquinha entupir a válvula e causar explosão) e cubra de água. Vai mais ou menos (um pouco pra mais) o dobro de água do que de lentilha, em volume. Deixe lá cozinhando até a lentilha estar molinha mas sem deixá-la derreter. Leva um tempinho mesmo depois de ela ter ficado de molho. Na hora de cozinhar eu também adicionei um tiquinho de sal, meio cubinho de caldo pronto de coentro e cominho e uma pitada de curry. Vai do gosto do freguês.

Lentilha Árabe: Numa panela separada, frite uma cebola cortada em pedações bem grandões, seguida de uns dois tomates vermelhinhos cortados também em pedações bem grandões. Tempere com azeite de oliva e sal. Quando o tomate estiver mole despeje a lentilha, escorrida (só os grãos). Misture bem e deixe pegar o gosto. Se for ficando muito seco pro seu gosto, use a água de cozimento da lentilha pra ficar meio “papa”. Desligue o fogo. Frite lâminas de abobrinha até ficarem bem marronzinhas no óleo, e jogue por cima. Juro que fica show! Pode comer com arros misturadinho na própria panela, mas separe um pouco sem arroz se quiser fazer a próxima receita!

Sopa Turca de Lentilhas: Aí claro que o pacote inteiro dessa lentilha árabe é uma quantidade enorme pra duas pessoas, certo? Então o que você não comer no almoço vira uma sopa turca na janta. Em que difere a sopa turca da sopa normal? Bem, primeiro que você vai pegar essa lentilha com pedações de tomate e cebola e bater ela todinha no liquidificador pra ficar um creme. Aí adiciona água aos poucos, mais um tiquinho de curry, mais um pouco de azeite de oliva, talvez sal se você achar que deve. Quando estiver na consistência que você quiser, pode jogar um franguinho desfiado (eu tinha uns filezinhos sobrando na geladeira). Agora, o que torna ela mais turca de tudo é na hora de comer, espremer uma fatiazinha de limão sobre a sopa. Fica di-vi-no!

Alguém conhecia essa do limão na sopa? Porque eu só conheci em Istambul, e apaixonei!

Sobre Marília Moscou

socióloga, escritora, poeta, comunista, feminista, bissexual, não-monogâmica (ou anti-monogamia?)
Esse post foi publicado em Já-Te-Vi. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Lentilha Árabe e Lentilha Turca: aproveitar um pacote de lentilhas para duas pessoas!

  1. Raquel disse:

    QUE DELICIA, MARILIA!!!!
    vou experimentar ambas, com certeza!
    bjo proce, querida!
    saudades!

  2. Iara disse:

    Ce jura que não pode cozinhar lentilha na pressão? Mas eu sói faço sopa de lentilha na pressão! O_o

  3. CESAR DE CESERO disse:

    COMPREI ONTEM A TAL LENTILHA TURCA, E APROVEITAREI AS DICAS CESAR

Os comentários estão encerrados.