“Rala o coco, mexe a canjica”

Mês de junho é vida! É nele que se inicia o inverno, a minha estação do ano favorita. E sobretudo para quem mora em Sampa, encarar toda a “friaca” que vem vindo por aí não é muito fácil.  Então, eu resolvi deixar a minha receita de canjica, ideal para aquecer e adoçar os nossos dias gelados e também para incrementar os nossos “arraiás”. Segue:

Canjica da Clauzita

Ingredientes:

2 ou 3 xícaras de canjica;
1 lata de leite condensado;
2 xícaras de leite;
1 xícara de leite de coco;
1 xícara de coco ralado;
1 xícara de amendoim;
1 xícara de castanha de caju;
canela em pau e canela em pó (à gosto. Eu uso três canelas em pau e 1 colher da em pó).

Modo de preparo:

Deixe a canjica de molho em água fria por mais ou menos 2h. Passado este período, coloque a canjica em uma panela de pressão em fogo médio, com um pouco mais de água e cozinhe por cerca de 1h. Após o cozimento, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado, a canela em pau, o coco ralado e misture muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bem até ficar cremoso. Deixe ferver um pouquinho, mais ou menos uns 5 min. Em seguida, coloque o amendoim, a canela em pó e as castanhas, mexendo novamente muito bem.

Depois, é só servir!

Como eu não tinha foto da canjica pronta para mostrar, aí vai um videozinho que serviu de inspiração para o título do post. Acho que todo mundo já deve ter dançado ou ouvido essa musiquinha em alguma festa junina por esse Brasilzão:

Um abraço e aproveitem bem esse mês danaaaaaaaaaaaaaaaaado de gostoso :D!

Sobre Cláudia Gavenas

Paulistana, 26. Designer, gateira, feminista e musical. Meio perdida na vida, mas não tem certeza se realmente quer se encontrar...
Esse post foi publicado em Sabor sem Culpa e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para “Rala o coco, mexe a canjica”

  1. Luciana disse:

    Rindo muito aqui, porque canjica na minha cabeça é outra coisa (ou eu acho que é, já que nem consigo imaginar como é essa sua). Precisamos de fotos, fotos, fotos…

  2. Sara Joker disse:

    Adoro canjica! Tem gosto de infância!

  3. Bárbara Lopes disse:

    Lu, o que a gente chama de canjica, vocês chamam de mungunzá; o que vocês chamam de canjica, a gente chama de curau. Sem falar no cuscuz, né? Só pra deixar o cabra doido…

  4. Cecilia disse:

    Que delícia de canjica!

  5. Luciana disse:

    Bárbara, mugunzá doce, né? Porque mugunzá mesmo é com milho, feijão, carne, huummm, salivei.

Os comentários estão encerrados.