Mi casa, su casa: Tutu de Frijoles

Frijoles refritos é um prato típico da culinária mexicana. Esse prato me foi oferecido pela primeira vez no café da manhã, pela Rosario, que nos hospedou em seu B&B em Ciudad de México.

A idéia de comer feijão no café  me deixou com o pé atrás! Eu não me recuso a provar comidas diferentes e  não queria decepcionar minha anfitriã tão dedicada. Acabei encarando como desjejum uma fatia de pão com pasta de feijão e queijo por cima.

Achei bom, mas como boa brasileira acostumada a comer arroz com feijão temperadinho, minha vontade era dar um upgrade naquela pasta de feijão sem graça, que mais parecia um tutu sem nenhum salzinho para contar história.

Aliás, essa é uma característica da cozinha mexicana: muita pimenta e pouco sal!

Em outras oportunidades vi os Frijoles Refritos sendo servidos com ovos, tortillas ou nachos.

Resolvi fazer minha versão dos Frijoles Refritos, ou melhor, resolvi fazer um tutu mexicano!

Cozinhei 2 xícaras de feijão carioca. Após o cozimento dispensei quase todo o caldo e passei o feijão no processador.  Na panela, linguiça calabresa e bacon picados miudinhos já fritavam e em seguida foram reservados. A gordura do bacon ficou na panela e adicionei um pouco de azeite.(você vai precisar de mais óleo do que precisaria num tutu comum). Dourei uma cebola e um alho picadinhos e em seguida virei o feijão batido sobre eles. Resisti à tentação de mexer e deixei o feijão “fritar” uns dois minutinhos. Eu deveria ter deixado mais, para formar uma casquinha mais grossa no fundo da panela. Depois dos dois minutos, mexi vigorosamente para incorporar a rapinha ao feijão. Adicionei pitadas de sal, cominho, coentro em pó, uma colher de molho chipotle e duas de chilli em pó.

O chipotle e o chilli podem ser substituídos por aquela pimenta malvadinha que você tem em casa. E ó, a graça do negócio é ser MUITO ardido!

Provei o tempero e continuei mexendo por um 10/15 minutos. O feijão começa a grudar no fundo e a idéia é ir raspando o fundo e incorporando. Ficou  grossinho, mas a textura ainda é mais pastosa e mais fina que a de um tutu. Uma colher bem rasinha de farinha de mandioca torrada dá o ponto perfeito!

minhas cumbuquinhas mexicanas

Por fim, juntei o bacon e a calabresa fritinhos.

Servi em cumbuquinhas individuais e polvilhei mussarela por pura preguiça de sair para comprar cheddar, que elevaria meu prato à categoria de indecente! Por cima do queijo, polvilhei uma farofinha de Doritos. A idéia é comer usando o próprio Doritos. É possível achar nachos sem tempero em alguns supermercados.

Em alguns supermercados e distribuidoras também é possível achar  cerveja Corona para  acompanhar lindamente seu Tutu de Frijoles e fazer a alegria dos seus convidados!


Muy Rico!

Para ouvir:

Se o vídeo sumir, fica o link: http://www.youtube.com/watch?v=qcwaDYc1IWY&feature=related

Esse post foi publicado em Mi Casa, Su Casa e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Mi casa, su casa: Tutu de Frijoles

  1. Bárbara Lopes disse:

    Que lindas as cumbuquinhas!
    Eu adoro a pasta de feijão de restaurante mexicano, vou tentar.

  2. Anne disse:

    Rane, influenciada por seu post, comprei molho de pimenta chipotle. Não resisti quando vi no supermercado. Agora só falta fazer a sua versão dos Frijoles Refritos.
    Obrigada pela receita. Adorei.
    Beijinhos

  3. Barbara Manoela disse:

    Quero saber aonde vc comprou essas cumbuquinhas lindas!!! E ó, vou experimentar esses Frijoles, mas com feijão preto! =)

  4. Rane disse:

    Bárbara L., faz mesmo! Depois me conta se deu certo!

    Anne, o molho chipotle é muito bom, fica bom com um feijãozinho normal também! Tem uma linha de produtos mexicanos em supermercados chamada La costeña, tem vários molhinhos, tacos e tal…

    Bárbara, eu amo feijão preto, deve ficar muito bom também! As cumbuquinhas eu trouxe do México!

    bjoquinhas para todas!

  5. Anderson disse:

    Acho que suportei pão com feijão só por causa da simpatia mexicana. Lembra que tinha um vinagrete por cima também? O prato deste post, que eu experimentei, claro, ficou melhor não só pelo tempero abrasileirado, mas também pelos doritos. Os tacos originais são milho puro, sem gosto algum.

Os comentários estão encerrados.