O brownie que deu certo

Todas as vezes em que tentei fazer um brownie, o máximo que consegui foi frustração. Ora era porque não ficava tão molhadinho e cremoso como  deveria, ora era porque ficava muito doce. Mas  depois de tanto tentar, eis que encontrei uma maneira para a receita dar certo. E irei compartilhar com  vocês hoje. Vamos lá!

Brownie pronto, servido com sorvete de flocos *-*

Ingredientes  (massa)

2 xícaras de farinha de trigo;
1 tablete de 200 g de chocolate meio amargo;
2 ovos inteiros;
2 xícaras de leite integral;
3 xícaras de achocolatado ou de chocolate em pó;
1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio;
1 colher de sopa de café;
1 colher de sopa de essência de baunilha ( ou de licor de chocolate, ou rum);
½  xícara de açúcar;
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
100 g de nozes  (ou amendoins) picadas;

(cobertura)

1 tablete de 200 g de chocolate 55 ou 60 % cacau;
1 lata de creme de leite sem soro;
1 colher de manteiga/margarina;
½ xícara de leite integral.

Modo de Preparo:

Em uma tigela média, acrescente a farinha juntamente com o bicarbonato, os ovos, a manteiga/margarina, o açúcar  e o leite. Mexa muito, muito, mas muuuuuuuuuuuuuuuuuuuitobem. Não pode sobrar nenhuma “pelotinha” decorrente da reação do bicarbonato. Reserve.

A consistência da massa deve ficar mais ou menos assim.

Em seguida, derreta metade do tablete de chocolate meio amargo, que deverá ser acrescentado na mistura  ao mesmo tempo que o  achocolatado . Mexa muuuuuuuuuuuuuuuuuito bem novamente, até que todo o chocolate seja espalhado por igual.  A massa vai ficar com uma cor linda, marrom, profunda… Cor de doce gostoso *-*. Agora é a hora de dar o “toque final” para a massa: pegue a outra metade do chocolate meio amargo, pique bem e misture com as nozes, a essência e o café . Coloque esta mistura na massa e denovo, mexa muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bem.
Pré aqueça o forno por uns 10 min em temperatura média  ( uns 180 ºC ) . Unte uma fôrma quadrada com manteiga/margarina e um pouco de farinha. Despeje a massa na fôrma e espalhe por igual.  Deixe assar por cerca de 15 min (o tempo do chocolate derreter e da massa ficar cremosa).

Massa depois que todos os ingredientes foram misturados. Não disse que a cor era linda e profunda?

Para preparar a cobertura: derreta o tablete de chocolate 55% cacau e misture com a manteiga/margarina  em uma panela pequena, em fogo baixo. Acrescente o leite e,  aos poucos,  o creme de leite até formar um creme homogêneo.  Deixe esfriar e espalhe por cima do brownie.

Brownie pronto, recém saído do forno. Cheiro de chocolate pela casa toda 🙂

A cobertura fica mais ou menos assim. Que tal???

Gente, eu particularmente adorei fazer e comer esse brownie. O chocolate meio amargo o deixou gostoso sem parecer enjoativo.  E aqui vai uma sugestão: sirva acompanhado de sorvete de flocos, de morango ou de creme. Ou então com uns morangos picados. Fica simplesmente divino!!!

P.S. : uma coisa importante que aprendi para o preparo de bolos e doces: peneire sempre a farinha de trigo. Quanto mais fininha a farinha estiver, mais macio e menos farelento ficará o bolo.

P.S. 2: desculpem pela qualidade das fotos. Estou sem máquina fotográfica e tive que apelar para o meu celular :P.

Ótima quarta-feira à tod@s!

Anúncios

Sobre Cláudia Gavenas

Paulistana, 26. Designer, gateira, feminista e musical. Meio perdida na vida, mas não tem certeza se realmente quer se encontrar...
Esse post foi publicado em Sabor sem Culpa e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.