Lasanha “da Verinha” e um fim de semana cheio!

Neste final de semana, Thiago viajou para São Paulo, para cuidar do Cine Viela, que foi selecionado em um dos programas de financiamento da Prefeitura de São Paulo, o VAI. Então ele foi lá. E eu fiquei. No primeiro fim de semana frio do ano.

E amanhã estou de plantão, na delegacia, de oito e meia da manhã até, no mínimo, oito e meia da noite.

Fiquei pensando a semana inteira no que fazer para postar aqui no sábado.

E chegou a sexta-feira. (procrastinadora crônica E aguda… sou eu.)

Dei aula de Direitos Humanos na Acadepol-MG. Fui na oftalmologista, pegar minhas lentes novas. Encontrei com a Cynthia Semiramis, com a Ludmila, com a Rane e a Clarice. Voltei para Contagem das Abóboras.

Fui ao salão, fiz as unhas e as sobrancelhas. Visitei meu sobrinho João Victor.

Daí passei na padaria, comprei o presunto e cerveja, que não sou de ferro! Passei na casa da minha mãe, para ver meu cachorro (minha mãe estava na missa, então, vi só o cachorro, que está dodói, e precisa de tomar remédios três vezes ao dia… vida de pet lover.. )

Meu lindão, o Toddy - Créditos da imagem: Renata Lima (arquivo)

E então, sem poder ir para a balada, porque preciso acordar cedo, fui para  casa.

Resolvi fazer uma receita de lasanha que não tem erro (bem, pelo menos não teria, se a pessoa não estivesse meio bebinha de cerveja E vinho na hora de escrever a receita…)

Cheguei em casa.

Areia da gatinha para trocar. Casa precisando de uma geral. E passa pano, e coloca roupa de cama para lavar. E lava louça. E toma cerveja. E tuita…

Mafalda e Laika, para a campanha #EuSouGay - Créditos: ThiagoBeleza

E a cadelinha espera eu terminar de passar pano na casa para fazer… bem, vocês sabem, no meio da sala…

Aí, acendo um cigarroa, pergunto onde estará o Thiago, que até agora não deu notícia, e no celular que não atende, e mais uma vez, reflito que notícia ruim chega rápido.

E volto para a cozinha.

Bem, vamos lá.

Essa receita a gente chama de “Lasanha da Verinha” lá em casa, porque foi a Verinha, casada com meu tio, meu padrinho, que nos ensinou. Quando ela ainda era casada com ele.

Meu tio era alcóolatra. Era, pq morreu em decorrência de problema do fígado em 2001. Era casado com a Verinha, uma mulher incrível. Minha família durante curto período a culpou pela separação. Até ele acabar com todo o patrimônio e passar a viver de favor nas casas das irmãs (os irmãos nunca cogitaram recebê-lo, será por quê?..)

Essa receita de lasanha (junto com o segredo para o melhor patê de atum que já experimentei) é da Verinha, minha “tia” que sempre foi tão “cool” que nunca foi “tia”.

Lasanha

Ingredientes:

1 pacote de macarrão para lasanha 500 g (dos que se cozinha antes, não dos que vão direto ao forno)

Molho branco:

2  c. sopa de manteiga

1 cebola picadinha

1 tablete de caldo de carne ou outro tempero de sua preferência

1 litro de leite

2 c. sopa de amido de milho

Molho “vermelho”

1 cebola picada miudinha

1 lata gde de extrato de tomate (pode substituir por molho de tomate feito em casa, com tomates maduros… )

Tempero à gosto

Montagem

Depois de cozinhar a lasanha por aproximadamente 8 minutos, escorra e separe.

Prepare o molho vermelho, de tomates, ao seu gosto.

Prepare o molho branco, dourando uma cebola na manteiga, acrescentando o leite (separe um copo, para dissolver o amido de milho) e deixando ferver.

Quando o leite ferver, acrescente o copo de leite, no qual foram dissolvidas as duas colheres de amido de milho. Tempere a gosto (eu coloco só sal e noz moscada) e mexa sempre, até encorpar.

Molhos da lasanha - Créditos: Renata Lima

Em seguida, monte a lasanha, colocando em uma travessa:

1ª camada: macarrão para lasanha

2ª camada: molho vermelho

Montando a lasanha - Créditos da imagem: Renata Lima

3ª camada: recheio de sua preferência (eu costumo usar presunto e mussarela ralados ou fatiados)

Recheio (vc pode colocar o recheio de sua preferência) -Créitos da imagem: Renata Lima

4ª camada: molho branco.

Repita, formando oito camadas.

Se quiser, pode colocar algum queijo de sua preferência por cima (eu não coloco, já fica bem gostosa e forte sem mais queijo)

Antes de ir ao forno

Leve ao forno quente (200º) por aproximadamente 40 minutos;

Sirva puro ou com arroz branco (heresia para os italianos legítimos?)

Serve até umas oito porções de gente gulosa!

Deliciosa!!!! - Créditos da imagem: Renata Lima (arquivo)

Essa lasanha fica deliciosa mesmo dois dias depois, esquentando em uma panela com um pouco de leite (*não curto microondas, mas tb fica bom!)

(o segredo do patê é ralar a cebola bem miudinha, e depois dourar na manteiga para tirar o ardor. O patê de atum fica divino!)

Prá não dizer que não coloquei foto da gatinha Pagu;;; Crédito imagem: ThiagoBeleza

Ah! Tudo isso de TPM!

Quem mandou nascer mulher?

Esse post foi publicado em Trem Bão (Um Cadiquin das Geraes) e marcado , . Guardar link permanente.

17 respostas para Lasanha “da Verinha” e um fim de semana cheio!

  1. Não resisti e vim espiar a tal da lasanha. E fiquei maravilhado com essa deliciosa mistura de culinária e relatos, temperada com o carinho pelos bichinhos. ADOREI *-*

  2. E não é história da Renata. Ela é bagunceira e bagunçada assim desse jeito e faz mil coisas ao mesmo tempo. Mas pela delícia que ficou o pão de queijo que provei, essa lasanha deve ficar ma-ra-vi-lho-sa! Saudade das “bicha tudo”. Da Pagu então… 🙂

  3. renatalima91 disse:

    Obrigada!
    Essa receita é a minha favorita!
    E fica deliciosa, sem modéstia!
    Bjão!

  4. renatalima91 disse:

    Ni,
    Eu ia fazer essa receita prá nós no domingo, não lembro porque mudei de idéia…
    Da próxima vez, pode ter certeza de que irá provar!
    Bjs de todos, e especial da Paguzinha!

  5. Renata, baby, suas receitas são sempre quase tão deliciosas quanto seus posts. Agora, que coisa feia esse povo que fica incentivando os outros a misturar cerveja e vinho, né não? 😉

    Adoro lasanha e nunca tinha feito desse jeitinho, claro que vou experimentar…

  6. Rane disse:

    Arrasou na receita e no post! Ficou bonita demais essa lasanha.
    Amei a participação especial dos seus bichos, um mais lindo que o outro!

    bjocas

  7. renatalima91 disse:

    Lu,
    Essa receita é a minha preferida. Minha mãe faz outras também, sem molho branco.
    Quanto à mistura de cerveja E vinho, não recomendo… Culpa da TL do capeta! Acordei meio de ressaquinha, com três cervejas e duas taças…
    Ah, a eterna adolescência e essa pessoa que não aprende a beber….
    Bjs!!!

  8. renatalima91 disse:

    Rane,
    Sua linda!
    Adorei te conhecer pessoalmente!
    As princesas não ficam de fora, são a família por aqui…
    Bjs!

  9. Sara Joker disse:

    Menina! Vc tem um labrador chocolate que se chama Toddy??? Pois que coincidência! Eu tenho 3 labradores, 2 macghos chocolate e uma fêmea bege, que se chamam Bombom, Toddynho (são quase charás o meu e o seu rsrs) e Farofa. hahahaha E todo mundo debocha que meus fiotes tem esses nomes. hehehehehehe
    Adorei a lasanha, acho que farei agora no almoço!

  10. Cecilia disse:

    Renata, meu filho vai babar na sua receita, ele ama lasanha! Vou pedir pra ele fazer pra mim, hehehe!!!
    Aqui a gente tem duas cachorras, a Capitu e a Pitanga.

  11. renatalima91 disse:

    Cecília,
    ele vai adorar!
    É super fácil, se a gente consierar a delícia que fica! Tem mais de vinte anos que conhço essa receita, e é das melhores que já provei!
    Peça mesmo!
    Bjs!

  12. renatalima91 disse:

    Sarah,
    Na minha rua tem um labrador beje que se chama Fubá…
    E tem o Toddy, o meu.
    Casa com cochorro… dá um trabalho, mas é tudo de bom. Vou começar a olhar terrenos, para comprar, pq quero morar em casa, com espaço para meus monstrinhos!!!
    Experimente a lasanha, é fácil e deliciosa!
    Bjs!!!

  13. Luciana disse:

    Sério, ressaca de 03 cervas e 02 taças de vinho? Amiga, quero beber sempre com você, que econômica que é. Vou nem te contar o que eu bebi este fim de semana (e olha que sozinha eu bebo “pouco”)

  14. Sara Joker disse:

    O namorado e a sogra adoraram a lasanha!
    Eu amooooo cahorros e gatos, por mim morava numa casa maior pra ter mais labradores fofuxos hehehehehe
    Mas minha mãe não curte muito gatos, quero ter os meus quando morar sozinha.

  15. Renata disse:

    vixi, seis meses depois, eu volto e eis que tudo mudou.. menos a lasanha, que continua fantástica e deliciiosa, e os bichos, que continuam lindos. O resto, bem, é o resto!

  16. Pingback: Toda gordice será perdoada | Feministas na Cozinha

  17. Pingback: Celebração! | Feministas na Cozinha

Os comentários estão encerrados.