Casamento

Na alegria e na tristeza, nos pratos frios e nos pratos quentes.

O bacalhau e o grão-de-bico estavam destinados a ficar juntos, na clássica receita portuguesa de salada. Mas o tempo virou, as noites esfriaram e a fome pedia uma comida mais quentinha. Isso não separou o par, que se uniu em ensopado matrimônio.

1. Os preparativos
O enlace estava planejado para a noite. Então no início da tarde bacalhau e grão-de-bico foram colocados de molho, separadamente. Uns 300 gramas de bacalhau em lascas e 150 gramas de grão-de-bico. O bacalhau ficou descansando na geladeira e teve a água trocada uma vez. O grão-de-bico ficou fora da geladeira, num bacia maior, porque ele absorve bastante água.

2. Pressão
O grão-de-bico não amolece tão fácil, mesmo com a expectativa pela noite. Por isso, precisava ser pressionado. E lá foi ele para a panela de pressão, coberto com água uns dois dedos e com um pouco de sal. São uns 20 a 25 minutos de chiado para ele ficar macio, mas não se desmanchando.

3. Os convidados
Enquanto o grão-de-bico era forçado a amolecer, os outros convidados foram sendo preparados. Alho, uns dois dentes, bem picadinhos. Dois tomates, em pedaços pequenos. A cebola não veio, mas seria bem recebida. Pimentão, também (para uma eu esqueci de mandar o convite; o outro foi barrado, estava caro e feio). Louro, páprica e pimenta-do-reino.

4. Tá na hora
Coloque azeite na panela e esquente um pouco. Junte o alho, uma folhinha de louro e a páprica. Antes de o alho começar a dourar, coloque o tomate (e a cebola e o pimentão, se for o caso). Coloque o grão-de-bico com um tanto da água do cozimento. Deixe ferver um pouco. Aproveite que tem bastante líquido e amasse uma parte grãos (pode ser com um amassador de batata, com um garfo ou com um mixer, de leve) para engrossar o caldo. Coloque o sal e a pimenta. Finalmente, entra o bacalhau, que em poucos minutos fica pronto.

5. Último ato
Já no prato, um fiozinho de azeite faz maravilhas. Umas tacinhas de vinho pra acompanhar, também.

PS. Bem numa data festiva, faltou a fotógrafa fazer as fotos oficiais.

Anúncios
Esse post foi publicado em Fast Food e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Casamento

  1. Luciana disse:

    Ai ai ai, já vi que vou passar a tarde no salão…delícia de post, fico só imaginando o sabor de festa no ensopado aí.

Os comentários estão encerrados.