Strogonoff das Índias

Dessa vez, ficarei devendo a foto. Mas prometo compensar com a descrição do prato: trata-se do strogonoff mais cheiroso do mundo. Aprendi a receita com a mãe de uma amiga, e se tornou nosso curinga pros dias de preguiça culinária. Vamos à receita?

Strogonoff das Índias

Para duas pessoas, vocês vão precisar do seguinte:

– meio quilo de peito de frango picado em cubos

– temperos a gosto do freguês (eu tempero o frango com sal, limão e alho)

– curry

– pimenta do reino e branca, moídas na hora

Preparo

Primeiro, eu fervo um pouco de água e escaldo o frango. Não sei se faz algum sentido técnico ou prático, mas eu, particularmente, acho que dá uma limpada nas energias ruins do frango. Então eu faço, mas fica a critério de cada um.

Depois eu tempero com o suco de um limão, sal e alho, a gosto. Gente, é a olho mesmo, tá? Cada um sabe o quanto de sal que lhes falta na vida… =)

Ai eu pego um pouco de azeite do bom, derramo na panela e acendo o fogo (baixo). Depois de uns 2 minutinhos, a mágica começa… coloque na panela a pimenta do reino e a branca, moídas na hora, e o curry. Pra meio quilo de peito de frango eu coloco duas colheres de sopa, cheias. E ai, minhas amigas…. o cheiro do curry começa a tomar conta da casa. Fica uma coisa de louco, e então marido liga o som e vai pra cozinha me ajudar a terminar de preparar o prato….

Na sequência, coloco o peito de frango e misturo até dar aquela dourada bonita. E deixo lá, cozinhando. Enquanto isso, pico o champignon e abro duas caixinhas de creme de leite.

Dez minutos depois, hora de colocar o champignon e o creme de leite, um depois do outro. Ai marido acerta o sal e o curry.

A gente já experimentou variações, como colocar castanhas do pará antes do frango, pra dar aquela tostada, e depois seguir a receita normalmente. Já colocamos damasco também (mas ai é no final), e não gostamos muito. Acho que esse prato deve ficar bem bom com alguma fruta seca que ainda não experimentamos. Enfim, é um strogonoff que permite mil e uma versões, e ainda estamos descobrindo as possibilidades dele.

Mas fica a dica. A gente come com batata palha, arroz branco e suco de maracaju (maracujá com caju, nhammm).

E no som, pra acompanhar, Marcelo Jeneci:

Sobre Barbara Manoela

who cares if you disagree?
Esse post foi publicado em Segredos de Liquidificador e marcado , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Strogonoff das Índias

  1. Cecilia disse:

    Yummy!!! Fiquei com água na boca. Eu amo curry e castanhas!

  2. Anne disse:

    Adorei a receita! Parece uma delícia, farei com as castanhas.
    Beijinhos

  3. Carolina disse:

    Sugestão: troque o creme de leite por yougurte natural…fica fantástico e bem mais saudável! Mas só acrescente no fim, e não deixe ferver!!! boa sorte!

  4. Sara Joker disse:

    Eu vou fazer esse strogonoff esse sábado! Só acho que vou trocar o frango por carne de boi, sou viciada em curry!

  5. Cecilia disse:

    Huummm… Boa!

  6. Larissa disse:

    Experimenta usar leite de coco, ao invés de creme de leite! fica bom. E ah, abacaxi picado é a fruta que falta! ixiii, mas aí já virou chicken curry e não strogonoff! = )
    Inclusive, tenho uma receita de curry no meu blog (www.la-agosto.blogspot.com), é com carne de porco, mas dá pra trocar por frango ou boi tranquilo! Bjoca!

  7. Luciana disse:

    Meninas, que maldade, só poderei fazer na segunda…amo curry. Curry é luz!

  8. Sara Joker disse:

    Comprei um monte de curry e minha mãe tá proibida de comer curry, aí td que faço com curry ela fala “vc é sacana, nao faz pra mim né” mas qdo eu faço sem curry ela diz que não tem graça… hahahahaha ela é muito engraçada! Pra não dizer o contrário!

  9. Barbara Manoela disse:

    Larissa, meu marido nao gosta de leite de coco, por isso nunca substituí…. que deve ficar bom, não tenho dúvidas…. quem sabe um dia eu experimente, só pra mim?
    bjs!

  10. Barbara Manoela disse:

    Humm, boa, vou experimentar! =)

Os comentários estão encerrados.