Carneiro com gosto de festa!

Sabe aqueles dias especiais? Então, em dias assim eu gosto de inovar, fazer algo diferente. Não gosto muito de tradições. Por exemplo, em todo Natal tem que ter tais e tais comidas. Comigo sempre tem alguma coisa diferente. A receita que apresento hoje fiz num longínquo almoço de Ano Novo, não lembro quando.

Carneiro não é algo que comemos todos os dias, para falar a verdade, só de vez em quando. Ou seja, em dias de festa. Aproveitem a festa!

 

Eu e minha obra.

Costela de carneiro com Hortelã

1 colher (sopa) de hortelã picada,

100 ml de vinho

1 colher (chá) de açúcar

½ (chá) de sal

¼ de azeite de oliva (60 ml)

½ de água (120 ml)

1 cebola média (100 gramas), cortada em pedaços

2 quilos de costeleta de carneiro

2 dentes de alho

Aquecer o forno a 250ºC (bem quente). No processador, colocar o alho, a cebola, a hortelã picada, o vinagre, o açúcar e o azeite de oliva e triturar até obter uma mistura bem homogênea. Reservar. Temperar a costeleta de carneiro com o sal. Colocar numa assadeira grande e regar com a mistura de alho e hortelã reservada. Assar no forno preaquecido, virando na metade do tempo, até a costeleta ficar dourada e macia (cerca de 1 hora e 20 minutos). Deixa eu explicar que o tempo aqui é complicado porque depende do forno e da temperatura do dia. Aqui na minha casa (moro em Curitiba e além disso minha casa é especialmente gelada) o tempo de forno varia muito. Então, o melhor a fazer é dar uma cuidada sempre, de vez em quando dá uma olhada no forno.

Transferir para uma travessa e reservar. Acrescentar a água à assadeira e aquecer em fogo médio, raspando o fundo de vez em quando com uma colher de pau até obter um molho bem homogêneo (aproximadamente 2 minutos). Colocar esse molho numa tigela. Com uma colher, retirar cuidadosamente toda a gordura que se formou na superfície. Regar as costeletas reservadas com o molho e servir a seguir.

Acompanha batatas assadas e um arroz branco soltinho. Sem contar que um vinho tinto (qualquer um na verdade) harmoniza que é uma beleza.

Anúncios

Sobre annerodrigues

Amante de comida e de animais, feminista, advogada, boa ouvinte. O resto é o resto.
Esse post foi publicado em Quarta Gorda e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Carneiro com gosto de festa!

  1. Luciana disse:

    Anne, na ordem:
    1) que linda você!
    2) Adoro suas receitas, me dá vontade de fazer imadiatamente , são tão apetitosas e – aparentemente – realizáveis;
    3) o vinho é só pra beber? me perdi na receita e não achei onde mais ele entra…é na mistura triturada no liquidificador?

    Uma belezura de carneiro…

  2. Anne disse:

    Oi Lu querida!
    O vinho vai na receita e pra beber, que não sou boba nem nada. O vinho no tempero do carneiro deixa um gostinho muito do bom.
    Obrigada pelo elogio, linda é você Ms. Woolf.

  3. Cecilia disse:

    Anne, gosto muito das suas receitas. São sofisticadas, mas você faz parecer que elas são tão simples de fazer!
    Beijos

  4. Anneeeeee, que delíciaaaaa!
    Então, essa receita dá pra QUANTAS COME?
    hahaaha

    beijo

  5. annerodrigues disse:

    Gostei do sofisticadas! Posso garantir que são simples de fazer sim, sou meio atrapalhada, sabe? Então não pode ser muito elaborado ou difícil.
    Beijinhos

  6. annerodrigues disse:

    Olha, depende da fome do povo, saca? Meu povo come bem, então se for só o carneiro com batatas dá para 4 pessoas, porque a costela tem pouca carne, mas também depende. Ai que pergunta difícil, viu?!
    Anota aí, 6 pessoas que comem de forma moderada ou 4 famintos.
    Beijinhos

Os comentários estão encerrados.