Cozinha saudável: iogurte caseiro

Eu adoro iogurte caseiro. E, inspirada pelo pão caseiro da Bárbara Lopes, resolvi compartilhar com vocês esta receita (que é mais um modo de fazer).

Eu fervo um litro de leite B (não pode ser de caixinha) e deixo amornar por 30 a 40 minutos, até que seja possível mergulhar e manter um dedo no leite sem me queimar.

Daí eu misturo um copinho de iogurte natural integral, coloco tudo num pote com tampa, embrulho numa toalha de mesa e deixo o iogurte descansar num cantinho da cozinha (geralmente dentro do micro-ondas) por várias horas ou durante a noite.

Quando ele estiver firme, é só levar à geladeira. Fica ótimo com uma colher de geleia!

Sobre Cecilia Santos

Tradutora e blogueira
Esse post foi publicado em S.O.S. Doçura e marcado , . Guardar link permanente.

11 respostas para Cozinha saudável: iogurte caseiro

  1. Eu gosto muito de fazer o iogurte caseiro. Vou ficar aguardando a receita de uma geleia!
    Beijos.

  2. Luciana disse:

    E eu aqui, olhando a imagem do iogurte, e cheinha de pensamentos libidinosos…

  3. Cecilia disse:

    Lu, eu morro contigo!

  4. Cecilia disse:

    Ah, é só começar a temporada de morango que certamente vai ter geleia caseira também!

  5. Luciana disse:

    ora, num foi você que me contou o que os lactobacilos ficam fazendo enquanto o leite descansa?

  6. thayz athayde disse:

    Ceci, se o leite não pode ser de caixinha, qual é então? o.O
    Fiquei com vontade de comer com geléia, me fale antes do fim de semana! hehe

    Beijo!

  7. Cecilia disse:

    Explicação nada científica: no supermercado tem o leite de caixinha UHT, o longa vida, que não é refrigerado. Esse não serve. E tem o leite (também de caixinha ou de garrafinha ou de saquinho) que fica na geladeira. É esse.

  8. Cecilia Santos disse:

    Eu nunca mais vou conseguir olhar pro iogurte do mesmo jeito. 😀

  9. Lucas Pelatti disse:

    queria fazer uma critica construtiva formal ao site de vocês, ahaha, eu tava vendo uma receita no FB e não achei mais aqui, queria pedir a organizadora deste site um pouco mais de organização, porque não dá pra achar nada aqui, muito obrigado.
    aah, se for a minha mãe mesmo eu mantenho minha opinião, se não for ela quem edita tudo, nevermind 😀 ahaha

  10. Pingback: Doce de Banana | Feministas na Cozinha

  11. Pingback: Paciência | Feministas na Cozinha

Os comentários estão encerrados.