Trem bão, sô! Pão de queijo, o legítimo

Bom dia!

Meu nome é Renata, sou mineira, nascida e criada, filha de quitueira de mão cheia, sobrinha, neta, bisneta, etc…

….

E outro detalhe: em Minas, em BH e RMBH, tudo é trem. Menos o trem, que é “metrô”. E como trem é tudo, caberá falar de tudo, até do que não é tipicamente mineiro, e vocês vão ver receita de lazanha, bolos, e tudo o que é gostoso, mesmo sem ser da “típica culinária mineira”.

Então, para estrear nessa coluna, que vai ser quinzenal, dividindo com a linda da Lu, do “Borboletas na cozinha” (puta responsa, né?) eu vou postar a receita mais pedida, mais querida, mais mineirinha de todas: “pãodiqueijjjj” (é assim mesmo, engolindo o “o” do final, porque o mineirês é assim, engole o finalzinnn, e da aquela arrastadinha, esticando a última sílaba ao infinito.)

Então, vamos lá!

Receita de “Pão de Queijo da Mamãe” o mineiro, legítimo!

Ingredientes:

– 1 kg de polvilho azedo (os bons, aqui em MG, são o Amafil e o Marines, mas se não tiver nenhum dos dois, pode ser qualquer um, vamos dar uma chance…)

Queijo maia cura, acervo pessoal

– 200 ml de óleo ( de milho, girassol, canola… )

–  250 ml de leite

– de 6 a 8 ovos (depende do tamanho… se for orgâncio, vai ficar bem amarelinho, as pessoas podem até pensar que vc usou fubá, mas é a gema!)

– sal (1 colher de sopa)

– 250 g. queijo minas curado ou meia cura (se for curado, ralado no ralo fino, se for meia cura, no ralo grosso) – isso faz diferença porque se for no ralo grosso, o queijo fica mais aparente, com umas pintinhas na casquinha, se for ralado fino, fica mais “cascudinhos”, sem as pintinhas aparentes. O queijo curado é mais amarelinho, com a casquinha mais grossinha. O queijo meia cura, tem uma cor mais clarinha, e uma textura de casquinha, não tão grossinha.

Queijo ralado grosso, foto acervo pessoal

Modo de fazer:

– Ligar o forno, em temperatura média (220-250º se for a gás, do fogão, 180-200º se for no forno elétrico);

– Sovar bem o polvilho; *o que é sovar? Sovar é sovar, uai!” Minha memória sensitiva, quando minha mãe me deu a receita, me disse, que, ahn, sovar, blz… Na hora de fazer, eu fiquei amassando e esfregando o polvilho, até lembra, mais corporalmente, do que mentalmente, a posição de “sovar”: punho fechado, como se estivesse dando murros no polvilho. Não, brincadeira. Não, sério! O polvilho é uma espécie de farináceo, ou o que seja, que é bem grosseiro, e já me peguei pensando em colocar o polvilho no liquidificador, em vez de ficar esfarinhando e esfarelando os carocinhos do polvilho. Mas acho que não vai ter a mesma graça. Então, sovar o polvilho seria esfregar as mãos até diminuir os carocinhos do polvilho, e tirar aquelas pelotinhas mais grossinhas que não desmancham.

Sovando o polvilho - foto acervo pessoal

– Escaldar o polvilho, com o leite e o óleo, que devem ser fervidos juntos (cuidado, ferve muito rápido!) E de novo, cuidado para não queimar as mãos, porque o leite e o óleo tem que estar fervendo mesmo! Então a gente mistura o leite e o óleo fervendo no polvilho sovado, misturando bem. Você pode usar uma colher de pau, mas pode tentar com a mão mesmo. Misture bem. Ainda vai ficar bem sequinho, mas é assim mesmo, só vai amolecer quando a gente colocar os ovos!

– Coloque os ovos, batidos no liquidificador com o sal.  Vamos colocando aos poucos, sempre amassando e misturando os ovos com a massa de polvilho. Nessa hora, é bom ter algum assistente para te ajudar.

Meu assitente, colocando os ovos batidos

– Em seguida, acrescente o queijo ralado. (a gente pode colocar metade ralado fino e metade ralado grosso, se quiser, também!). Se perceber que ficou muito dura, coloque água, aos poucos. (antes ficar dura e a gente amolecer, do que ficar mole, e aí, danou-se!)

– Enrolar em bolinhas pouco menores que bolinhas de ping-pong. Para enrolar, passe óleo nas mãos, a cada vez que for necessário.

Enrolando o pão de queijo - foto acervo pessoal

– Não precisa untar a forma, já que o pão de queijo é enrolado com óleo!

– Assar por 40-50 min.

Se a casquinha ficar muito dura, é sinal que a massa ficou dura! Pode colocar mais ovos da próxima vez!

Pão de queijo, pra mim, é o acompanhamento perfeito para café!

Pão de queijo, pronto! Foto by Thiago Beleza

Pão de queijo, pronto! Foto acervo pessoal

Hum, café coado na hora, é o ideal!

Mas também serve de lanche com refrigerante ou suco, e fica divino como “tira-gosto”, recheado com o que quiserem, pernil, presunto, patês diversos, e cerveja!!!

Esse é um cadiquim (traduzindo = um pouquinho) de Minas Gerais =Geraes na sua casa!

Pão de queijo, recém assado! Foto by Thiago Beleza

Pão de queijo, recém assado! Foto acervo pessoal

P.S. necessário:

Quando morava com minha mãe, tentei por várias vezes aprender a fazer pão de queijo. Na relação conturbada entre ser igual a minha mãe, e ser o seu total oposto, eu nunca consegui aprender, e ela não conseguia ensinar! A gente sempre brigava. Quando saí de casa, descobri-me cada vez mais parecida com minha mãe. E, ainda bem, tenho as mesmas mãos para a cozinha! E fico feliz!

Mãos de minha mãe...

Mãos de minha mãe...

Sobre renatalima91

Ninguém na fila do pão. Delegada de Polícia, mãe, feminista.
Esse post foi publicado em Trem Bão (Um Cadiquin das Geraes) e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

36 respostas para Trem bão, sô! Pão de queijo, o legítimo

  1. Cecilia disse:

    Bem vinda, Renata! (Opa, deixa eu secar aqui, que estou salivando e babando…)

    Eu considero pão de queijo patrimônio brasileiro, não só mineiro. Precisamos fazer essa receita rapidim, a gente aqui é louca por pão de queijo – acho que foi a primeira comida que o Lucas aprendeu a pronunciar.

    E olha que interessante, eu não sabia da diferença entre queijo meia cura e curado. O que diferencia é o tempo de cada um?

    Que venham mais e mais receitas mineiras! Beijos!

  2. Cecilia disse:

    Renata, uma dúvida: quantos pão de queijo mais ou menos rende essa receita? É impressão minha ou dá um tantão?

  3. Renata, obrigada! Obrigada pela gentileza e obrigada pela receita que está me fazendo descobrir papilas gustativas insuspeitas que desandaram a salivar…Uma dúvida: recheia depois de pronto para servir de tira-gosto? (é, eu bebo \o/)

  4. Bárbara Lopes disse:

    Renata, sua linda!
    Adorei a mineirice. Depois volto aqui pra contar como ficou 🙂

    beijos

  5. Eu comi esse pão de queijo que a Renata mostra aí nas fotos (só pra causar inveja). Gentchy, cês num tem ideia de como é bom. Além que comer de joelhos tem que se autoflagelar, antes e depois. hahahahahaha
    Tri-bom mesmo!!!

  6. renatalima91 disse:

    Lu,
    Recheia depois de pronto.
    Tem algumas receitas que dá prá colocar linguiça, ou azeitona, ou ervas, na massa, mas esses eu não fiz ainda!
    Quando fizer, te conto!
    Bjs e brigadão pelo carinho!

  7. renatalima91 disse:

    Que bom que vc gostou!
    Estou adorando a visita, viu!
    E seu bolo de banana, hum… bãodimaidaconta!
    Bjs!

  8. renatalima91 disse:

    Que bom!
    Depois nos conte mesmo!
    E não se preocupe, mesmo quando não fica bom, ainda fica bom! hehehe
    Na primeira tentativa, os meus ficaram cascudinhos, pq a massa ficou meio dura.
    Aí eu resolvi deixar ela mais molinha, pq se não der prá enrolar bonitinho, ainda dá para colocar de colherada. Não fica redondinho, mas fica gostoso também!
    Bjs!

  9. renatalima91 disse:

    Cecília,
    Dá um montão de pão de queijo, entre 70-80, de tamanho médio.
    O que diferncia o queijo curado do meia cura é isso mesmo, o tempo. O meia cura é mais macio, só tem a casquinha mais amarelinha. O curado já é mais durinho, por dentro tb. Por isso que se for usar o curado, tem que ralar fininho, senão ele não mistura bem na massa!
    Espero que gostem!
    Bjs!

  10. Rane Morais disse:

    Rê, ainda bem que tem você para representar as mineiras.. eu já tentei várias receitas e nunca acertei fazer pão de queijo!
    Quando eu der uma passada no Mercado Central vou comprar um queijo meia cura para testar a sua receita!
    beijocas!

  11. thayz athayde disse:

    Mulher, o que você fez comigo? Não vou ser gente enquanto não comer esse pão de queijo. Ai papai.

  12. renatalima91 disse:

    Experimenta sim! Vc vai gostar!
    Bjs!

  13. renatalima91 disse:

    Thayz,
    Venha a BH e a gente faz fornadas e mais fornadas para vc!
    Bjks!

  14. Sara Joker disse:

    Hum… Tem tanta receita pra testar! E eu adoro pão de queijo, qdo me mudei pra JF, ficava direto em lanchonete comendo pão de queijo! hehehehehehehe

  15. Anne disse:

    Diga uma coisa, posso congelar depois de enrolado? Fiquei com muita vontade e pensei em deixar uns congelados pra quando chegar visita em casa eu ter pão de queijo de verdade!
    Beijinhos
    Ai, só fiquei com um pouco de medo da história de escaldar, sou desastrada . . .

  16. renatalima91 disse:

    Oi Cláudia!
    A Geórgia fez a mesma pergunta lá na lista.
    Vou colar a resposta 😉
    Eu ainda não congelei, mas acabo de ligar para mamãe, ela sim a
    verdadeira “dona” da receita(!)
    e ela me disse o seguinte:

    Tem como congelar sim.
    Primeiro, a gente faz a receita normal, depois enrola e coloca no
    tabuleiro, e leva ao frezer ou congelador para endurecer.
    Depois, coloca nos saquinhos, tira bem o ar (se tiver aquela máquina,
    melhor ainda, se não, tire apertando bem)
    Dura de 2 a 3 meses no frezer. Se tiver a máquina de tirar o ar, acho
    que dura mais, mas ainda não temos.

    Vc fez a receita?
    Deu certo??
    Estamos curiosas (e e minha mãe tb!)
    Bjs

    Renata

  17. Gente, eu fiz MEIA receita e rendeu QUARENTA E POUCOS pães de queijo…
    😮

    Congelei uns dez e deixei o resto pro café da tarde! Rê, diz pra sua mãe que é SUCESSO! 😀

  18. valeria oliveira disse:

    Uauuuuuuuuuu!!!Trem bão esse Pão de Queijo….
    valeria de Barretos sp

  19. Antenor disse:

    Minina… du céu. Só de lê a receita já deu vontade. Lembrei dimais da minha Minas Geraisss… e como moro no Paraná atualmente, vou passá a receita pra minha mulher tentar. Tomara que ela tenha a mão boa. Tá me dando água na boca… Brigadu pela receita.

  20. meu DEUS só de ler a receita me deu agua na boca amo pãp de queijo d+++++++ amanha vou fazer e depois volto pra contar o resultado sei que é muito bom devido os comentarios espero que eu acerte srrsrssrsrsr.

  21. Sandra disse:

    Isso é uma tortura para quem mora bemmm longeee como eu (Suécia), mas… ganhei um queijo curado e o polvilho, vou testar a tua receita!
    Passo depois para te dizer o resultado!
    Muito obrigado por compartilhar a receita!
    Bjos

  22. Sandra disse:

    Acabei de fazer o pão de queijo!
    Gente do céu…. que coisa gostosa!
    Muito obrigado!
    Beijos

  23. Camila disse:

    Me indentifico mto com vc,mha mae nao tem paciencia p mim ensinar e sempre q vou fazer algo ela diz vc nao sab,entao esperei mha mae da uma saidinha e aqui estou eu 7h da manha,sabadão ja assando os ‘pao d queijjj’.bjus adorei sua receita.

  24. sergio murilo souza d oliveira disse:

    gostaria de saber se vcs tem franquias, estou interessado em fazer parte deste sucesso.
    informações , sergiomudoli@yahoo.com.br

  25. Fabricamos pão de queijo marca( MINEIRO UAI),é uma delicia atendemos pedidos através do telefone-031-97082517-falar com Mauricio silva.

  26. dinha disse:

    Oi Renata,

    obrigada pela receita! Somente, por ja ter tentado outras receitas de p. de queijo e nao terem dado certo, nao entendo bem a etapa do “sovar o polvilho”.

    Pois nao sua receita nao indica que vc adiciona agua, oras, o polvilho seco nao tem nenhum empelotado a ser desfeito… por isso nao entendo…

    vc adiciona agua para sovar? se sim que quantidade?

    obrigada!

    Dinah

  27. Elisangela disse:

    Vou fazer agora!! volto depois e digo…

  28. Elisangela disse:

    Ótima receita!! Usei 8 ovos, precisei colocar água +/- 200ml e coloquei mais queijo 100gr de parmesão ralado grosso. Uma delícia!!

  29. Janaina disse:

    Por favor alguém me ajuda??? O que eu faço para depois de assado o pao de queijo nao endurecer???

  30. greice disse:

    Essa receita é excelente. Já fiz outras receitas de pão de queijo, mas nenhuma é tão boa quanto essa, obrigada.

  31. Dinah!
    Desculpe a demora em responder!
    }Sim, adiciona água, cerca de 200 ml.

  32. Greice, minha mãe vai ficar feliz em saber que você gostou!

  33. Janaína, se não endurecer?
    Como assim?
    Depois de assado ele endurece, mesmo que esparramado, se a massa ficar mole demais. mas ai não dá nem para enrolar direito…
    Explique melhor que eu tento descobrir!

  34. Mande pro meu email ok obrigado, marcelobarhuan@gmail.com a receits pao de queijo

  35. Gosto de pao dr queijo

  36. debora disse:

    Oi Renata, me disseram que polvilho azedo é para fazer biscoito de polvilho e o polvilho doce é para fazer pão de queijo pois seu usar o azedo o pão de queijo fica duro, você sabe se realmente faz diferença ? Posso diminuir a quantidade de óleo ? Aqui em São Paulo não é tão fácil achar os queijos curados, vc já fez a receita usando mussarela?

Os comentários estão encerrados.