Peixe Crocante

Hoje é dia de Quarta Gorda no Feministas na Cozinha. Pensando sobre o que escrever, iniciei uma nova empreitada gastronômica e descobri que minha comida de “dia de semana” é mais leve. Acredito que isso tenha acontecido depois que fiz a cirurgia de gastroplastia e mutilei meu corpo. Foi necessário todo um aprendizado de comer de forma mais natural, utilizando alimentos e temperos frescos. Atualmente passo mal com temperos prontos e comida de restaurante por kilo.

Por que estou falando isso? Sei lá, acho que é pra tentar explicar todo esse meu envolvimento emocional com a comida. Sigamos em frente porque o que interessa é a receitinha de peixe de hoje.

Atualmente sou atéia, porém a religião católica deixou marcas profundas em meu ser, uma delas é comer peixe na Semana Santa.

Na segunda-feira fiz a receita de legumes assados da Verônica. Ficaram ótimos e servem de acompanhamento para o Peixe Crocante. Peguei a receita no blog Chucrute com Salsicha , a Fer batizou receita de Peixe em Crosta de Parmesão.

Fiz algumas alterações, então mudei o nome, ué.

1 xícara de farinha de bolacha água e sal

1 xícara de queijo parmesão ralado

120 g de manteiga derretida

2 ovos batidos

Farinha de trigo para empanar

4 filés de peixe (usei tilápia que estava num preço bacana, a Fer usou bacalhau)

Misturo a farinha de bolacha, o queijo e a manteiga numa vasilha. Fica uma farofa úmida.

Em outra vasilha coloco farinha de trigo e numa terceira os ovos batidos. Assim ó:

Passo o peixe no trigo, nos ovos batidos e na farofa. Coloco para assar no forno aquecido em temperatura média (220º), demora uma meia horinha. Tempo que usei para tomar banho e uma taça de vinho branco. Dá pra servir com arroz branco, batatinha ou os legumes assados.

Uma leitora mais perspicaz poderá se perguntar: E a foto do peixe pronto? Pois é, não sei onde foi parar. Talvez não tenha tomado apenas uma taça de vinho.

Sobre annerodrigues

Amante de comida e de animais, feminista, advogada, boa ouvinte. O resto é o resto.
Esse post foi publicado em Quarta Gorda, Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Peixe Crocante

  1. Queridíssima,
    eu leio sempre o Chucrute com Salsicha….delícia de blog, né? Festa pra todos os sentidos. Segundo: peixe é uma das minhas mais recorrentes fraquezas, gosto demais. Adorei a forma de preparo. Acho que vou fazer no feriado 😉
    E vinho branco…tô nessa!

  2. Sandra Rocha Loures Ramos disse:

    Adorei a receita. Deve ter ficado ótimo esse peixe.
    Acho que você não tirou a foto do peixe pronto porque não deu tempo, ahahah
    Bjos

  3. annerodrigues disse:

    Eu também adoro peixe, só não como mais porque aqui em Curitiba é meio caro peixe fresco.
    Beijinhos

  4. annerodrigues disse:

    Realmente Sandra, não deu tempo e eu ‘tava lerda! Tirei do forno e o Gilberto atacou.
    Beijinhos

  5. Cecilia disse:

    Huuummmm, que delícia! Adoro peixe, mas comemos pouquíssimo aqui, porque nos lugares confiáveis, o peixe é muito caro. Mas muito bom fazer no forno em vez de frito.

  6. Ghenwa disse:

    eu já provei o peixinho da minha amada madrinha, é uma DELÍCIA!!!! Hoje estou tentando fazer este peixe em casa mas é óbvio que não ficara igual.

Os comentários estão encerrados.