Quase todo mundo tem a sua receita especial

Sabe aquela ligação que existe entre pessoas e receitas? Às vezes a gente pensa num prato e lembra logo de uma pessoa – a única capaz de fazer aquele prato de um jeito especial e inesquecível.

Minha avó materna fazia um virado de frango que era simplesmente maravilhoso. Sem sentimentalismos, muita gente tentou copiar e até usar ingredientes mais nobres, mas ninguém conseguiu jamais superar minha avó, na simplicidade do seu fazer. Morro de saudade do virado que ela fazia, mas nada comparado com a falta que ela me faz.

Eu descobri a “minha” receita muitos anos atrás, ainda na adolescência, num livro de culinária antigo da minha mãe. É um bolo de banana que tem uma execução diferente e bastante simples, mas o pessoal da minha família sempre insistia em que eu fizesse, jurando que o meu era especial. Eu, tolinha, via mérito meu onde havia preguiça dos parentes. Mas esse bolo é mesmo bom e comporta variações, como maçã, por exemplo.

Os ingredientes são:

2 xícaras de açúcar
1 1/2 xícara  de farinha de trigo
1 1/2 xícara de amido de milho
1 colher de sopa de fermento em pó
5 a 6 colheres de sopa de margarina
1 xícara de leite (opcionalmente, substituir por 1 caixa de creme de leite + 1/5 xícara de leite)
3 ovos
bananas a gosto
Açúcar, canela e margarina a gosto
Opcional: passas

Coloque os ingredientes secos e a margarina em uma tigela e misture bem. A massa vai ficar com a aparência de uma farofa, nem muito “farinhenta” nem grudenta demais. Despeje metade dessa massa em uma forma untada e enfarinhada. Sobre a massa, espalhe as bananas em rodelas ou cortadas ao meio, como preferir, e se quiser, acrescente passas. Complete com o restante da massa.

Em uma tigela separada, bata ligeiramente os ovos, acrescente o leite (ou o leite e o creme de leite, se for o caso) e misture bem. Despeje sobre a massa, cobrindo-a uniformemente.

Para finalizar, prepare uma mistura de açúcar, canela e um pouco de margarina, misturando bem. Espalhe sobre o bolo e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média.

Essa receita é suficiente para uma forma média.

PS: Eu fiz um filminho mas ainda não consegui editar. Prometo filminhos nas próximas colunas.

Sobre Cecilia Santos

Tradutora e blogueira
Esse post foi publicado em S.O.S. Doçura e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para Quase todo mundo tem a sua receita especial

  1. Eu quero: filminho, bolo delícia de banana, saber qual minha receita especial e, mais que tudo, uma vidinha que me desse tempo e grana pra fazer tooodas estas receitas lindas aqui partilhadas…

  2. Rane Morais disse:

    Yummy!!!!

  3. Barbara Manoela disse:

    Eu quero o aconchego de um bolo de banana com canela e o abraço quentinho das amigas queridas.

  4. jeane disse:

    “Eu descobri a “minha” receita muitos anos atrás, ainda na adolescência, num livro de culinária antigo da minha mãe” Só isso me fez ficar com agua na boca, relíquias,é valioso, senti tbm um cheirinho de pao assado com café num domingo de manha, rs. Irei fazer esta receita, adoro canela com banana. obg. felicidades.

  5. Igor disse:

    Moças, acredito que vocês por serem mulheres muito cultas e conscientes não vão se importar, se eu, um homem, me aventurar tentando fazer essa bela receita, certo?

Os comentários estão encerrados.