Bolo de Abacaxi com Especiarias [Cozinha no Quadrinho]

Oi, gentê!Ma-oêêêêêê!

Pra vocês que ainda não estão familiarizados com a minha pessoa, muito prazer! Sou a Marília Moscou, blogueira feminista e Mulher Alternativa. Tenho um diploma bacanão de ciências sociais e agora tento ser mestre em sociologia da educação. A-dó-go abandonar meus estudos por uns minutos pra fazer um ranguinho firmeza aqui em casa. Outra coisa que adoro, como a doce Sara com quem divido as quintas-feiras do mês aqui, são quadrinhos. Comics, HQ, quadrinho, tira, cartum, graphic novel, pode mandar que eu leio (olha, até que ganhar presente de leitor/a não é má idéia?).

A receitinha de hoje é simples e começa com a minha épica saga em busca de um bolo que, no mínimo funcionasse. Há ANOS tento fazer um bolo que funcione, já tinha tentado tudinho que era dica desse mundo quando, de repente… tchã-tchã-tchã-tchãããã.. Eis que nesta segunda-feira me ponho a fazer um BOLO DE ABACAXI e, putz, DEU CERTO! 😀 Hip-hip-hurra! Agora venho compartilhar com vocês aqui essa receita delicinha.

ovo orgânicoMASSA/BOLO: 4peneirar gemas ovos, 7 colheres de sopa cheias de farinha de trigo, 5 colheres de sopa cheias de açúcar, 1 colher de café de fermento em pó. Só isso, Marília? Só, gente. É pão-de-ló e fica beeeeem fofinho!

Pra fazer, primeiro separa as ge-mas e as claras, óbvio, e depois peneira as gemas (segredinho recém-descoberto por mim). Bata as claras em neve e, sem desligar a batedeira, acrescente as gemas e depois o açúcar, tudo de pouquinho. Então desliiiiiiga lá a batedeira senão vai acabar com a receita que o grante truque da fofura do bolo bem agora: incorpore a farinha aos poucos mexendo com uma colher de pau. A esta hora seu forno deve estar bem quentinho porque você já deixou ele pré-aquecido em 200ºC, né? Então tá. Aí você põe o fermento, mistura com a colher de pau e tasca tudo numa forma mara de silicone que não gruda e não precisa untar (se não tiver, beibe, não esquece de untar hein?). Então põe o treco no forno e deixa lá por entre 30 a 40 minutos (quando o palito de fósforo – coisa mais antiga palito de fósforo né? haha – sair limpinho, é que tá bão).

PRA RECHEAR: 4 a 6 fatias de abacaxi descascado (dã), 1 laranja-pêra, 1/2 lata de leite condensado, 2 colheres de sopa de coco ralado, 1 colher de café rasa de curry, 1 pitada de noz moscada, 8 colheres de sopa de açúcar, 1/2 copo d’água, 2 dedos do mesmo copo de leite e 2 pauzinhos de canela.

Aí enquanto o bolo dá uma esfriada você pega essa abacaxizada toda e corta em cubinhos. Põe numa panelinha e leva ao fogo médio. Espreme a laranja lá (cuidado com sementes, é bom tirar antes senão elas acabam caindo na calda e amargando sua receita), junta o açúcar, a água, o curry, a noz-moscada e a canela, tudo duma vez só. Deixa o treco lá fervendo e só desliga quando a calda engrossar pelo menos um pouco. Em outra panela esquente o leite condensado misturado com o leite. Joga o coco ralado e deixa levantar fervura.

PRA MONTAR essa encrenca, bem, primeiro você precisa cortar o bolo na horizontal pra fazer suas camadinhas. Cuidado aí hein? Aí com ele abertinho você joga o recheio de leite condensado e só os abacaxizinhoa (sem a calda!) por cima. Fecha o bolo. Fura em cima várias vezes e molha ele bem com o restinho da calda. Se quiser pode colocar uma cobertura, mas aí já seria arriscado demais pra mim, se até aquele momento o bolo tinha dado certo porque estragá-lo logo no final né? Então se for bom/boa de bolo você arrisca a cobertura.

Ah, essa receita deu pra mim e pro marido comermos de segunda a quinta uma fatia na hora do café da manhã cada um e vez ou outra depois da janta. Se for pra detonar o bolo logo de cara eu diria que dá pra umas cinco ou seis pessoas comerem legal.

Bêjo e até semana que vem, povo.

Sobre Marília Moscou

socióloga, escritora, poeta, comunista, feminista, bissexual, não-monogâmica (ou anti-monogamia?)
Esse post foi publicado em Cozinha no Quadrinho e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Bolo de Abacaxi com Especiarias [Cozinha no Quadrinho]

  1. Cecilia Santos disse:

    AMMMEEEIIII!!!

    Ah, que pena que acabou o bolo. Tava correndo ali na rodoviária pegar um ônibus!

  2. Fernanda Marinho disse:

    Nhaaaaam!
    Quase deu para sentir o cheiro.
    Dicas da minha mãe (faz um bolo maravilhoso):
    1. para partir o bolo no meio, na horizontal, ela passa uma linha para cortar. Segura as duas beiradas da linha e vai puxando, sabe? Nunca testei, mas o dela sempre dá certo.
    2. para deixar qualquer bolo bem molhadinho, ferve um pouco de água com cravo (uns 3 só) e canela (uns 3 pauzinhos) e coloca umas gotinhas no bolo. Fica molhadinho e delícia!
    Adoreeeeeei as imagens com as mariliasinhas. Hahaha!
    Estou adorando este blog! Lindão!

  3. Mariana Felippe disse:

    Arrasou nos desenhos, Má! E qdo eu for aí, quero provar seu bolo! 😉

    Beijoca

  4. Isso se chama crueldade, querida. Eu nem sou tão chegada a doces, mas este seu bolo me fez arregalar os olhos e o estômago roncar, desejoso. Quando a vida estiver menos dolorida por aqui vou fazer com certeza. Tão apetitosos quanto o bolo são seus desenhos (ilustrações? como chamar?)…fofos, engraçados, convidativos.

  5. Anne Cristine Rodrigues disse:

    Ai que fofo!!!
    Adorei tudo! Parabéns!

  6. Thayz disse:

    Ameeeei o bolo e os quadrinhos!

  7. Sara Joker disse:

    ficaram ótimos, os quadrinhos e o bolo!!! Vou fazer aqui em casa…
    Eu quando corto bolo, tb corto com linha (de costura).
    Bjos companheira!

  8. Atos Silva disse:

    voltando para informa��es . Realmente raramente me deparo com um blog que � simultaneamente educativo e divertido, e deixe-me dizer, voc� bateu o prego na cabe�a.

  9. Atos Silva disse:

    Sua id�ia � excelente, o problema � que as pessoas n�o est�o falando algo bastante inteligente a respeito. Estou muito feliz que me deparei com isso na minha busca. Atualmente, espero que voc� visite o meu site.

Os comentários estão encerrados.