Quarta Gorda – Salmão Gratinado

Amo cozinhar desde pequena. É que penso que minha comida é pra matar a fome física e emocional. Sempre penso em comida como carinho e afeto. Não separo isso e, porções pequenas, definitivamente, não fazem parte do meu vocabulário.

A cozinha, na casa dos meus pais, sempre foi o local das festas. Meu pai gosta de cozinhar comidas especiais, de festa. Minha mãe não é muito afeita ao ato de cozinhar então se especializou em pratos rápidos. Eu? Sou uma mistura dos dois.

Adoro uma cozinha elaborada com ingredientes sofisticados, mas não abro mão de uma facilidade, de uma receita vapt vupt.

Sou um pouco difícil no começo, vamos nos conhecendo aos poucos, às quartas estarei aqui.

Para início de conversa separei uma receita que tenho um carinho especial. Foi a primeira que fiz junto com meu marido, enquanto éramos namorados e que foi incorporada ao Natal da minha família. Ou seja, é uma receita de família, com ingredientes sofisticados no estilo rapidão.

SALMÃO GRATINADO

Receita pra 2/3 pessoas
3 batatas
1/2 xícara de leite (é melhor integral)
25 g de manteiga
75 g (a receita manda queijo Gruyère, só que é  meio caro, uso mussarela que
fica bom)
sal e pimenta do reino a gosto
1/2kg de salmão

Num refratário coloque o salmão e tempere com sal e pimenta do reino
(pouquinho), derrame o leite e a manteiga derretida (esquento o leite numa
panelinha com a manteiga).
Rale o queijo grosso e polvilhe sobre o salmão.
Asse em forno quente (rapidinho 20 a 30 minutos) até dourar. Cozinhe as
batatas com um pouco de sal, depois de uns 20 minutos do salmão no forno,
antes de estar douradinho, coloque as batatas junto até dourar tudo.
Sirva com arroz branco e se gostar um vinho branco gelado vai super bem!
Essa receita é facílima e sucesso garantido. Até a próxima quarta gorda.

Sobre annerodrigues

Amante de comida e de animais, feminista, advogada, boa ouvinte. O resto é o resto.
Esse post foi publicado em Quarta Gorda. Bookmark o link permanente.

13 respostas para Quarta Gorda – Salmão Gratinado

  1. Cecilia disse:

    Oba, Anne, que bom ver essa sua receita superbacana compartilhada! Eu ainda não fiz, mas é minha opção para o próximo jantar mais elaborado.

  2. Que delícia..encheu os olhos. Já sei o que fazer no próximo jantar para queridos. Que bom partilhar este espaço com você!

  3. Geovana disse:

    Hummm delícia!!! Eu estava realmente procurando um prato feito com salmão… caiu como uma luva 😀

  4. Anne disse:

    Oi lindas todas! Espero que gostem da receita, ela é bem saborosa.
    Beijinhos

  5. Anne, deixa eu te perguntar: aqui eu não encontro salmão fresco, só congelado. Aí o filé vem com pele, né. Eu preciso tirar a pele pra fazer esse prato?

  6. annerodrigues disse:

    Sem pele fica melhor porque não precisa ficar se preocupando em retirar para comer.
    Já fiz com pele uma vez, não gostei muito. Retira a pele com uma faca bem afiada, não é difícil.Beijinhos.

  7. tatiana.a disse:

    Anne, com a correria de fim de ano acho que te agradeci no grupo, mas vim aqui falar mais uma vez que essa receita salvou nossa ceia! Foi testada e foi aprovadíssima! E só de olhar aqui deu vontade de fazer de novo 🙂 Será que rola fazer com outro tipo de peixe?
    bjs Tatiana

  8. Anne Cristine Rodrigues disse:

    Tatiana que bom que deu certo! Olha nunca fiz com outro peixe, mas pensando sobre o assunto quem sabe com cação? Tenho uma outra receita que também faço que é com filé de pescada e uma massinha de bolacha água e sal, queijo parmesão e manteiga. Fica bom.
    Beijinhos

  9. Anne queremos todaaaassss as receitas com peixe, faz favor. Affe que delícia.

    PS. Quando for uma receita com peixe dada a diversidade de opções Nordeste/ Sudeste, please, você pode dizer as características do peixe? Se o filé é alto, mais braquinho ou avermelhado, pele grossa, etc.

  10. Anne disse:

    Vixe, vou ficar um tempão só escrevendo minhas receitas de peixe. Adouro.
    Vou procurar especificar sim as próximas, pode deixar D. Borboleta.

  11. thayz athayde disse:

    Que delicia! Eu vou tentar fazer! \o\

  12. Pingback: Só é Bom Se… | Feministas na Cozinha

  13. Pingback: Apresentação | Feministas na Cozinha

Os comentários estão encerrados.