Macarrão com molho vermelho

Hoje farei uma receita dupla. Sim uma receita que em um determinado momento se dividirá em duas, uma vegetariana e outra com carne. Então agradarei a gregos e troianos! \o/

Macarrão com molho vermelho, meu preferido, sempre fui fã dele com salsicha, sardinha, mas, outro dia adaptei e fiz com soja e ficou delicioso. Já faz um bom tempo que só como macarrão integral, não porque considero mais saudável, mas sim porque o sabor dele é bem melhor.

Aqui vai a receita:

Primeiro leve uma panela ao fogo com água e um fio de azeite, deixe ferver e coloque o macarrão pra cozinhar, gosto muito dessa receita com espaguete integral.

Para o molho vegetariano, recomendo que antes de colocar a água pra ferver, coloque uma outra panela com água e soja no fogo, pra hidratar com uma folha de louro. Assim que a soja ficar macia, escorra a água e tempere, molhando-a com meia xícara de shoyu diluída em meia xícara de água. Enquanto você coloca a água do macarrão pra ferver, esquente óleo em uma frigideira um pouco funda. Assim que o óleo esquentar, coloque a soja temperada na frigideira e deixe-a até dourar (como os torresmos de soja que ensinei). Após fritar, escorra em papel toalha e reserve.

Começaremos o básico de ambas as receitas de molho. Refogue alho picado, um pouco de curry, cebola (se for do seu agrado, prefiro quando o molho é de sardinha) em margarina ou azeite (eu acho que são os ideais para ficar mais saboroso o molho). Coloque a soja ou a sardinha e deixe pegar um pouco do tempero. Acrescente  molho de tomate e uma xícara de água, deixe o molho ferver bastante. Enquanto o molho ferve você pode acrescentar o que lhe vier a cabeça: pro molho com soja eu coloco champignon, para o molho de sardinha, gosto de azeitonas pretas. Em ambos coloco manjericão fresco ou seco, orégano e cenoura ralada (isso mesmo). Uma dica é colocar a cenoura e o manjericão fresco bem no finalzinho, que eles não murcham muito.

Quando o macarrão estiver pronto, provavelmente acontecerá quando você colocar o molho pra ferver, escorra o macarrão e jogue uma água fria por cima para ele parar de cozinhar.

Sirva o macarrão com o molho e queijo parmesão ralado. Fica delicioso!

About these ads

Sobre Sara Joker

Artista visual, quadrinista e atriz. Formada em licenciatura e bacharelado em Artes Visuais, pós graduada em Psicanálise. Nerd de humanas, adora RPG, quadrinhos, filmes cabeça, rock e livros. Se interessa por questões relacionadas as lutas pelos direitos das mulheres, negros e LGBTTTs.
Esse post foi publicado em Cozinha no Quadrinho. Bookmark o link permanente.