Doce de Banana

No grupo de discussão das Feministas na Cozinha rolou uma conversa sobre como fazer um doce de banana daqueles bonitos e vermelhinhos. As meninas falaram sobre cozinhar na panela de pressão e aí decidi fazer uma receita que aprendi com a minha sogra, trocando o pêssego por banana e deu certo! (também fiz com abacaxi e deu beeeem certo)

Eu fiz com 5 bananas pratas bem maduras, cortei em rodelas, coloquei na panela de pressão e cobri com água, coloque água o bastante pra cobrir toda a banana. Depois disso coloque o açúcar, eu coloco de meia até 1 xícara de açúcar, acho legal colocar pouco açúcar pra manter o sabor da banana, não ficando doce demais. Eu coloco cravo, uns 5 cravinhos são o bastante, pode colocar também um ou dois pauzinhos de canela.

Tampe e coloque pra cozinhar na pressão, quando começar a ferver conte 25 minutos. O segredo do doce ficar vermelhinho é ficar bastante tempo na pressão cozinhando.

Depois que cozinhar na pressão, deixe esfriar, quando tiver frio abra e veja a consistência, se a calda não estiver na grossura que você quer é só deixar secar um pouco na panela aberta.

Depois é só colocar em potes de geléia e voilá!

Eu recomendo comer com o iogurte caseiro que a Cecília postou nessa semana. :D

Obs.: Como falei, a receita é modificada, ela era com pêssegos, dá pra fazer com abacaxi também. É só picar o abacaxi em cubinhos e fazer como se faz o doce de banana. O com pêssegos, descasque o pêssego e cozinhe inteiro e com caroço, cozinhe por 20 minutos. Fica parecendo pêssego em calda.

Sobre Sara Joker

Artista visual, quadrinista e atriz. Formada em licenciatura e bacharelado em Artes Visuais, pós graduada em Psicanálise. Nerd de humanas, adora RPG, quadrinhos, filmes cabeça, rock e livros. Se interessa por questões relacionadas as lutas pelos direitos das mulheres, negros e LGBTTTs.
Esse post foi publicado em Cozinha no Quadrinho. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Doce de Banana

  1. Luciana disse:

    Com tanta animação na TL por conta da #UniãoHomafetiva ainda não tinha tido tempo de vir dizer que achei ótimo você socializar seu doce de banana..nhami,nhami, tô tentando arrumar tempo pra fazer tudo de tentador que passa por aqui.

  2. Sara Joker disse:

    Obrigada querida! Arrumar tempo pra fazer td d bom que tem aqui tb tá difícil por aqui hehehehe

  3. Cecilia disse:

    Sara, seus quadrinhos são demais!
    Eu sou louca por compota de todo tipo! Vou ver se é época de pêssego, porque fiquei com água na boca, viu?

  4. Anne disse:

    Sara, adouro seus quadrinhos, acho eles muito divertidos.
    Gostei bastante.
    Beijnhos

Os comentários estão desativados.